Procurador do trabalho investiga Prefeitura de São João do Arraial
O inquérito civil foi instaurado pelo Ministério Público do Trabalho em 11 de novembro deste ano com o objetivo de investigar falta de fornecimento de EPIs e fardamento aos trabalhadores contratados.
O Procurador do Trabalho, José Wellington de Carvalho Soares, instaurou na última sexta-feira (11), um inquérito civil que tem o objetivo de apurar suposta falta de fornecimento dos equipamentos de proteção individual (EPIs) para os trabalhadores contratados pelo município de São João do Arraial, administrado por Benedita Vilma Lima (PT) conhecida como Vilma Lima.
Conforme consta na Portaria do Ministério Público do Trabalho (MPT), os servidores foram contratados para atuar nos serviços de limpeza pública e além de não receberem os EPIs, também não havia fornecimento, por parte do município, do devido fardamento.
O procurador ressalta no inquérito que os equipamentos para proteção indicial são fundamentais para que a atividade seja executada com segurança.
“Considerando a garantia prevista no art. 7º, inciso XXII, da Constituição Federal de 1988, que assegura aos trabalhadores a redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança do trabalho”, explana em trecho da Portaria.
A obrigação do município de fornecer os equipamentos de forma gratuita aos trabalhadores também foi destacada no inquérito, o representante do MPT alegou que é importante para reduzir os riscos durante o desempenho dos serviços.
“Considerando a obrigação legal do empregador quanto ao fornecimento aos seus empregados, gratuitamente, de EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho”, considera em trecho do inquérito.
Outro lado
O Viagora procurou a prefeita para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria a gestora não foi localizada. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.
Promotor quer nulidade dos votos da chapa de vereadores do Republicanos de Piripiri
A ação foi ajuizada pelo promotor Márcio Giorgi Carcará Rocha por suposta fraude à cota de gênero."Iremos fazer uma oposição com responsabilidade", diz Dudu sobre gestão de Sílvio
O parlamentar ainda comentou sobre a reforma administrativa que foi aprovada na última semana na Câmara de Teresina.Assembleia Legislativa do Piauí votou 786 matérias no ano de 2024
Além das matérias legislativas, a Alepi informou que realizou ações que envolveram jovens, animais e entidades da sociedade civil.Vamos trabalhar junto com Sílvio fazendo parcerias administrativas, diz Rafael
O governador ressaltou a importância de trabalhar de forma integrada com Sílvio Mendes visando proporcionar políticas públicas de relevância para os teresinenses.Pedro Alcântara diz que recorreu da decisão que desaprovou suas contas eleitorais
Segundo o jornalista, o julgamento do recurso apresentado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deve ocorrer até o dia 02 de março e o relator designado foi o Dr. Nazareno.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir