Viagora

ZPE de Parnaíba realiza primeira exportação nesta segunda-feira

De acordo com o governo do Piauí, a cera de carnaúba exportada é produzida na primeira indústria instalada na ZPE.

A Zona de Processamento de Exportações (ZPE) do Piauí, em Parnaíba, fará nesta segunda-feira (21) seu primeiro embarque aduaneiro. O embarque é de um container que leva cera de carnaúba até Porto de Pecém, no Ceará, de onde partirá para o destino.

De acordo com o governo do Piauí, a cera de carnaúba exportada é produzida na primeira indústria instalada na ZPE. Antes, a empresa necessitava de um representante, que atuava no Porto de Pecém, onde realizava os procedimentos que agora são feitos por despachantes e auditores da Receita Federal do Brasil, na ZPE do Piauí.

O diretor-presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, explica que a mercadoria sai do Piauí e vai para Pecém, e de lá, entra em trânsito Nacional. “A mercadoria sairá da Área de Despacho Aduaneiro (ADA) da ZPE do Piauí em trânsito rodoviário até Pecém. Ao sair de nossa ADA a mercadoria já estará em trânsito internacional. Quando chegar em Pecém, só resta colocar em cima do navio”, explica Victor Hugo.

Segundo o governo, a ZPE do Piauí foi inaugurada em fevereiro deste ano, tendo duas indústrias e dez startups do eixo de exportações instaladas. Segundo Victor Hugo, já existem 11 projetos de empresas interessadas em se instalar na ZPE, apenas aguardando autorização do Ministério da Economia.

Facebook
Veja também