Fórum do TJ debate sobre combate à violência doméstica no Piauí
O fórum acontece anualmente e nesta edição foi debatida a proteção ao gênero feminino em situação de violência por meio de palestras, exposições, apresentações e trabalhos em grupos.
Nessa sexta-feira (04), o Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), através da Coordenaria da Mulher, concluiu o III Fórum Piauiense de Juízes e Juízas de Violência Doméstica e Familiar (FOPIVID). O fórum acontece anualmente e nesta edição foi debatida a proteção ao gênero feminino em situação de violência por meio de palestras, exposições, apresentações, trabalhos em grupos e troca de experiência.
A vice-presidente do III FOPIVID, a juíza Cássia Lages de Macedo, afirmou que o fórum é um espaço democrático e de diálogo sobre este tema tão caro à toda a sociedade. “O evento permitiu a troca de experiência entre magistrados e magistradas com a sociedade civil, permitindo que os participantes possam compreender melhor a questão e assim, a atuação jurisdicional possa ocorrer da melhor forma possível. Portanto, o evento foi fundamental para que trouxéssemos discussões e um aprofundamento maior para que todos possam atuar de forma mais efetiva no combate a este problema tão sério, que é a violência doméstica contra a mulher”, explicou a juíza.
A coordenadora da Coordenadoria da Mulher do TJ-PI, Keylla Ranyere, destacou como positivo o fórum, uma vez que deu a oportunidade de servidores e servidoras, juízes e juízas que atuam neste enfrentamento à violência contra a mulher debaterem de forma mais profunda este problema.
“Chegamos ao final do FOPIVID com muitas discussões relevantes sobre temas atuais, muitas participações e muitas experiências de outros profissionais, não apenas da área do direito, mas integrantes de outras instituições que compõem a rede. De modo que o evento fica marcado pela excelência dos debates, como na última palestra que abordou o crime de stalking, que é uma novidade em nossa legislação. Então, reafirmo que o FOPIVID foi um sucesso, pois trouxe estas temáticas à tona”, disse.
O juiz da Comarca de Manoel Emídio, Rodrigo Ferreira, ressaltou a importância do evento para os profissionais. “Trata-se de um vento de suma importância dada a temática abordada, tendo em vista a enorme quantidade de casos de violência contra a mulher que nos deparamos todos os dias em nosso estado. Ou seja, é mais um momento em que a mulher ganha atenção espacial do judiciário e o local que podemos aprender mais sobre o enfretamento. Todos os temas trazidos foram essenciais para se compreender melhor como e que levam a ocorrência de tantos crimes contra a mulher, como temos visto”, destacou o magistrado.
De acordo com o TJPI, após a realização da assembleia geral, a diretoria do III FOPIVID elencou recomendações para a próxima edição do fórum a ser realizado em 2023, bem como também foi pontuado determinados temas a serem debatidos no próximo encontro.
Ministério Público realizará audiência para discutir sobre a Águas de Teresina
A audiência acontecerá no auditório da sede leste do MPPI, localizada na Avenida Lindolfo Monteiro, nº 911, Bairro de Fátima, em Teresina.Silvio Mendes vai convocar 351 profissionais aprovados em concurso da FMS
De acordo com a prefeitura, a nomeação dos profissionais será publicada ainda nesta terça-feira (14) no Diário Oficial do Município.Prefeito de Picos decreta estado de calamidade pública após enchentes
O gestor se pronunciou, através das redes sociais, sobre os impactos provocados pelas chuvas intensas e informou que um Comitê de Crise Emergencial já está trabalhando para ajudar à população.Homem morre eletrocutado após poste cair durante forte chuva em Picos
O caso aconteceu nesta terça-feira (14) devido o forte temporal que atingiu a região.Força-tarefa é montada para atender atingidos pelas chuvas em Picos
Bombeiros, Defesa Civil e Exército intensificam operações em áreas mais atingidas pelos alagamentos na cidade
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir