Fórum do TJ debate sobre combate à violência doméstica no Piauí
O fórum acontece anualmente e nesta edição foi debatida a proteção ao gênero feminino em situação de violência por meio de palestras, exposições, apresentações e trabalhos em grupos.
Nessa sexta-feira (04), o Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), através da Coordenaria da Mulher, concluiu o III Fórum Piauiense de Juízes e Juízas de Violência Doméstica e Familiar (FOPIVID). O fórum acontece anualmente e nesta edição foi debatida a proteção ao gênero feminino em situação de violência por meio de palestras, exposições, apresentações, trabalhos em grupos e troca de experiência.
A vice-presidente do III FOPIVID, a juíza Cássia Lages de Macedo, afirmou que o fórum é um espaço democrático e de diálogo sobre este tema tão caro à toda a sociedade. “O evento permitiu a troca de experiência entre magistrados e magistradas com a sociedade civil, permitindo que os participantes possam compreender melhor a questão e assim, a atuação jurisdicional possa ocorrer da melhor forma possível. Portanto, o evento foi fundamental para que trouxéssemos discussões e um aprofundamento maior para que todos possam atuar de forma mais efetiva no combate a este problema tão sério, que é a violência doméstica contra a mulher”, explicou a juíza.
A coordenadora da Coordenadoria da Mulher do TJ-PI, Keylla Ranyere, destacou como positivo o fórum, uma vez que deu a oportunidade de servidores e servidoras, juízes e juízas que atuam neste enfrentamento à violência contra a mulher debaterem de forma mais profunda este problema.
“Chegamos ao final do FOPIVID com muitas discussões relevantes sobre temas atuais, muitas participações e muitas experiências de outros profissionais, não apenas da área do direito, mas integrantes de outras instituições que compõem a rede. De modo que o evento fica marcado pela excelência dos debates, como na última palestra que abordou o crime de stalking, que é uma novidade em nossa legislação. Então, reafirmo que o FOPIVID foi um sucesso, pois trouxe estas temáticas à tona”, disse.
O juiz da Comarca de Manoel Emídio, Rodrigo Ferreira, ressaltou a importância do evento para os profissionais. “Trata-se de um vento de suma importância dada a temática abordada, tendo em vista a enorme quantidade de casos de violência contra a mulher que nos deparamos todos os dias em nosso estado. Ou seja, é mais um momento em que a mulher ganha atenção espacial do judiciário e o local que podemos aprender mais sobre o enfretamento. Todos os temas trazidos foram essenciais para se compreender melhor como e que levam a ocorrência de tantos crimes contra a mulher, como temos visto”, destacou o magistrado.
De acordo com o TJPI, após a realização da assembleia geral, a diretoria do III FOPIVID elencou recomendações para a próxima edição do fórum a ser realizado em 2023, bem como também foi pontuado determinados temas a serem debatidos no próximo encontro.
Themístocles Filho busca parcerias com Cônsul principal do Japão em Belém
Os representantes se reuniram nessa quinta-feira (21) e discutiram temas como educação, energias renováveis, agronegócio e intercâmbio cultural.Badespi libera mais de R$ 326 mil em investimentos para empreendedores de União
Segundo o Governo do Piauí, no setor comercial, os recursos beneficiaram empreendedores de áreas como varejo de carnes, bares, cosméticos, vestuário e produtos alimentíciosDesembargador Téssio da Silva Tôrres é eleito presidente do TRT Piauí
Os nomes dos novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região foram divulgados na última terça-feira (19).Semec abre nova fase de renovação das matrículas para 2025 na segunda
O Secretário Municipal de Educação, professor Reinaldo Ximenes informou que nesta segunda etapa o período de matrículas é de 25 a 29 de novembro.Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir