Mestres de cultura serão certificados como patrimônio vivo do Piauí
De acordo com a Secult, a solenidade de entrega dos certificados será realizada no Palácio de Karnak.
Na próxima segunda-feira (26), mestres ou grupos de cultura receberão os certificados do Registro do Patrimônio Vivo do Estado Piauí. A solenidade, viabilizada pelo edital Mestre Severo, será realizada no Palácio de Karnak.
De acordo com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), 30 mestres e grupos folclóricos locais, que atuam nos ofícios de rabeca, bumba meu boi ou manifestações culturais ligadas à dança, música e literatura de cordel, foram contemplados com a iniciativa.
Segundo Carlos Anchieta, que é o secretário da Cultura, a ação visa trazer o reconhecimento, certificação e apoio financeiro dos que atuam em prol da valorização da cultura piauiense.
“Será um dia muito simbólico, vamos reconhecer quem faz a cultura do Piauí e reunir a piauiensidade no Palácio de Karnak para dizer que o Governo reconhece esses mestres e nossos grupos folclóricos”, destacou o secretário.
Com o suporte de verba, os artistas e grupos poderão transmitir seus conhecimentos e manterem a tradição cultural do Piauí viva. O Conselho Estadual de Cultura do Piauí (CEC), auxiliou no desenvolvimento da construção da minuta e nos parâmetros presentes no edital.
A governadora do Piauí, Regina Sousa, pontuou que a certificação representa um avanço para a cultura do Estado.
“Essa lei representa o amparo para pessoas individuais e grupos culturais com tradição e trabalho reconhecido no Estado para que eles possam repassar suas experiências e o fazer cultural para novas gerações”, pontuou a gestora.
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina.Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado.TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina.Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano.Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir