Mestres de cultura serão certificados como patrimônio vivo do Piauí
De acordo com a Secult, a solenidade de entrega dos certificados será realizada no Palácio de Karnak.
Na próxima segunda-feira (26), mestres ou grupos de cultura receberão os certificados do Registro do Patrimônio Vivo do Estado Piauí. A solenidade, viabilizada pelo edital Mestre Severo, será realizada no Palácio de Karnak.
De acordo com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), 30 mestres e grupos folclóricos locais, que atuam nos ofícios de rabeca, bumba meu boi ou manifestações culturais ligadas à dança, música e literatura de cordel, foram contemplados com a iniciativa.
Segundo Carlos Anchieta, que é o secretário da Cultura, a ação visa trazer o reconhecimento, certificação e apoio financeiro dos que atuam em prol da valorização da cultura piauiense.
“Será um dia muito simbólico, vamos reconhecer quem faz a cultura do Piauí e reunir a piauiensidade no Palácio de Karnak para dizer que o Governo reconhece esses mestres e nossos grupos folclóricos”, destacou o secretário.
Com o suporte de verba, os artistas e grupos poderão transmitir seus conhecimentos e manterem a tradição cultural do Piauí viva. O Conselho Estadual de Cultura do Piauí (CEC), auxiliou no desenvolvimento da construção da minuta e nos parâmetros presentes no edital.
A governadora do Piauí, Regina Sousa, pontuou que a certificação representa um avanço para a cultura do Estado.
“Essa lei representa o amparo para pessoas individuais e grupos culturais com tradição e trabalho reconhecido no Estado para que eles possam repassar suas experiências e o fazer cultural para novas gerações”, pontuou a gestora.
Ministério Público realizará audiência para discutir sobre a Águas de Teresina
A audiência acontecerá no auditório da sede leste do MPPI, localizada na Avenida Lindolfo Monteiro, nº 911, Bairro de Fátima, em Teresina.Silvio Mendes vai convocar 351 profissionais aprovados em concurso da FMS
De acordo com a prefeitura, a nomeação dos profissionais será publicada ainda nesta terça-feira (14) no Diário Oficial do Município.Prefeito de Picos decreta estado de calamidade pública após enchentes
O gestor se pronunciou, através das redes sociais, sobre os impactos provocados pelas chuvas intensas e informou que um Comitê de Crise Emergencial já está trabalhando para ajudar à população.Homem morre eletrocutado após poste cair durante forte chuva em Picos
O caso aconteceu nesta terça-feira (14) devido o forte temporal que atingiu a região.Força-tarefa é montada para atender atingidos pelas chuvas em Picos
Bombeiros, Defesa Civil e Exército intensificam operações em áreas mais atingidas pelos alagamentos na cidade
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir