Viagora

Movimento no comércio de Teresina aumenta na véspera do Natal

Devido à aproximação do fim de ano, a equipe de reportagem do Viagora andou nas ruas de Teresina afim de falar com lojistas e clientes sobre a expectativa das vendas para esse periodo.

  • Isadora Cavalcante/Viagora Compras de fim de ano; vendas; pib; economia;1 / 6 Compras de fim de ano; vendas; pib; economia;
  • Isadora Cavalcante/Viagora Compras; pib; economia; vendas;2 / 6 Compras; pib; economia; vendas;
  • Isadora Cavalcante/Viagora Compras; pib; economia; vendas;3 / 6 Compras; pib; economia; vendas;
  • Isadora Cavalcante/Viagora Compras; pib; economia; vendas;4 / 6 Compras; pib; economia; vendas;
  • Isadora Cavalcante/Viagora Compras; pib; economia; vendas;5 / 6 Compras; pib; economia; vendas;
  • Isadora Cavalcante/Viagora Compras; pib; economia; vendas;6 / 6 Compras; pib; economia; vendas;

O final do ano já está aí, e junto com ele, as festas do Natal e ano novo, as duas datas em que as pessoas mais gastam durante o ano todo, por conta da compra de presentes que são dados para crianças e adultos.

Devido à aproximação dessas datas, a equipe de reportagem do Viagora percorreu as ruas de Teresina afim de falar com lojistas e clientes sobre a expectativa das vendas para esse natal e o no novo.

A gerente Valdeneide, de uma loja de artigos de decoração, explica que as vendas para esta época já estão em crescimento. “As vendas estão boas, a gente está vendendo bem, não está como nos anos anteriores, mas está vendendo. As pessoas estão comprando bem, não em grandes quantidades, mas estão comprando”, diz a gerente

A lojista ainda conta que já é notável a diferença no volume de vendas feitas no começo do mês com o resultado dos meses passados. “Esse mês está melhor que o mês passado. As vendas reagiram mais e está bem melhor. Devido ao natal, os produtos do natal são produtos que sempre vendem, então quando o natal chega as pessoas sempre querem comprar algo para colocar em casa, para decorar a casa simbolizando o natal”, diz Valdeneide.

O cliente Carlos, que estava fazendo compras em uma loja de variedades, contou que esse ano os presentes das crianças terão que ser reduzidos. “Eu sou pai de três crianças, duas meninas e um rapaz. Infelizmente esse ano vai ter que dar uma reduzida nos presentes né? Não vai dar para comprar exatamente o que eles querem, mas a gente vai fazer o possível para deixar eles satisfeitos. Mas a expectativa é que seja um bom natal, um bom ano novo, e que o valor dos produtos caia, né?”, diz o comprador.

O empresário Manoel Oliveira, conhecido como Maninho, de uma loja de variedades, contou que no período da copa do mundo em que o Brasil foi eliminado, as vendas tinham dado uma acalmada, mas que graças ao período de Natal e ano novo, elas voltaram a subir. “As vendas estão boas, logo no período da copa deu uma maneirada, uma esfriada, mas agora desde quando a seleção brasileira saiu da competição, voltou o movimento. Nós estamos bem otimistas, semana passada vendeu bem, que essa semana seja boa, já há uma diferença, um crescimento em relação ao ano passado, já tem um movimento melhor, e a gente está em uma boa expectativa para ter um bom movimento”, contou o empresário.

Maninho também falou sobre a mania que os brasileiros têm, de fazer a compra dos artigos em cima da hora. “Os piauienses não são diferentes do resto do Brasil, deixam tudo para a ultima hora. Aqui, nós funcionamos até às 18h e nos anos anteriores se prolongava até às 20h, ou 19h, mas esse ano não vai se prolongar não, eu acho que até as 18h da muito bem para o pessoal comprar, mas o horário dá sim”, encerra o empresário.

Facebook
Veja também