Covid -19: Sesapi alerta municípios para reforço da vigilância
Com aumento de casos da doença, medidas de vigilância na saúde devem ser adotadas em todo o Estado, informou a secretaria.
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), emitiu um comunicado aos municípios através do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) a respeito do crescimento rápido nos casos positivos de Covid-19. A Secretaria pede reforço na vigilância na saúde e vacinação da população.
De acordo com o boletim apresentado pela Sesapi, as internações pela doença apresentaram crescimento na última semana, saindo de 24 pessoas internadas para 28. Os Leitos de UTI que antes estavam ocupados por 15 pessoas, subiu para 19, e por fim, 08 pessoas ocupam os leitos de estabilização, antes ocupados por 04 pessoas.
De acordo com Neris Junior, Secretário de Estado da Saúde, a Sesapi está aumentando a vigilância a respeito da doença. “Chamamos atenção dos nossos municípios, para que mantenham a vigilância dos casos, realizando a notificação dos mesmos, disponibilizando locais para a testagem e continuando a campanha de vacinação com o chamamento da população para tomar todas as doses, pois esta é a melhor forma de frear ao avanço da doença”, pontua Neris.
Segundo a equipe do CIEVS da Sesapi, a empresa distribuiu um informe técnico para alertar os municípios sobre a necessidade de fechamento dos casos, e orientações de como fazê-lo corretamente.
” Deverão ser notificados todos os resultados de testes diagnóstico realizados, sejam positivos, negativos, inconclusivos e correlatos. A notificação deverá ser realizada no prazo de até 24 horas contado do resultado do teste, mediante registro e transmissão de informações na Rede Nacional de Dados em Saúde – RNDS.”, disse a coordenadora do Centro, Amélia Costa.
Por Sthefany Prado
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade.Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos.FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19.Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital.Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir