Promotora acompanha realização de concurso público em União
O procedimento foi publicado na edição dessa sexta-feira (22) do Diário Oficial do Ministério Público do Piauí (MPPI).
A promotora de Justiça Francisca Sílvia da Silva Reis, titular da 2ª Promotoria de Justiça de União, instaurou um procedimento administrativo com o objetivo de acompanhar a realização do concurso público para provimento de cargos no município. O procedimento foi publicado na edição dessa sexta-feira (22) do Diário Oficial do Ministério Público do Piauí (MPPI).
De acordo com a portaria nº 40/2022, o inquérito foi aberto considerando o disposto no Procedimento Preparatório de Inquérito Civil a fim de apurar suposta irregularidade na promoção do seletivo.
“Considerando o disposto no Procedimento Preparatório De Inquérito Civil (PP) SIMP 000240-143/2021, que tinha como objetivo apurar suposta irregularidade na realização do Teste Seletivo nº 001/2021, visto a possibilidade de realização de concurso público para provimento de cargos no Município de União”, explica na portaria.
De acordo com o órgão ministerial, a medida considerou também o parecer do Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (CACOP) que julgou a contratação temporária dos professores. Além da realização do teste seletivo não ser compatível com a necessidade de serviço temporário e excepcional.
“Considerando o parecer n. 68/2021 do CACOP, entendeu-se possível, juridicamente, a contratação temporária para o cargo de Professores com carga horária de 20 horas, pois presentes os requisitos de tempo determinado, existência de Lei reguladora e necessidade temporária de excepcional interesse público. Quanto ao Teste Seletivo n.º 001/2021 ter como objeto a formação de Cadastro Reserva (CR) não ser compatível com a necessidade de serviço temporário e excepcional, requisito essencial da contratação temporária, restou retificado o edital, de modo que não persiste a irregularidade”, consta no documento.
Além disso, a promotora também informou que o contrato entre o município de União e a Universidade Federal do Piauí para a realização do concurso está com o cronograma atrasado.
"O Município de União já firmou contrato com a Universidade Federal do Piauí para realização de concurso público, estando o cronograma atrasado”, finaliza.
Outro lado
O Viagora procurou a prefeitura do municípío sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria nenhum representante foi localizado. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.
-
Badespi libera mais de R$ 326 mil em investimentos para empreendedores de União
Segundo o Governo do Piauí, no setor comercial, os recursos beneficiaram empreendedores de áreas como varejo de carnes, bares, cosméticos, vestuário e produtos alimentícios -
Desembargador Téssio da Silva Tôrres é eleito presidente do TRT Piauí
Os nomes dos novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região foram divulgados na última terça-feira (19). -
Semec abre nova fase de renovação das matrículas para 2025 na segunda
O Secretário Municipal de Educação, professor Reinaldo Ximenes informou que nesta segunda etapa o período de matrículas é de 25 a 29 de novembro. -
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina. -
Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir