Trabalhadores são resgatados em situação de trabalho escravo no Sul do Piauí
De acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT), os trabalhadores atuavam catando raízes em fazendas da região, e que se encontravam em situação degradante.
Dez trabalhadores em situação análoga a de escravidão foram resgatados nos municípios de Currais e Palmeira do Piauí, ambos localizados na região sul do estado. O resgate foi feito através de uma atuação do Grupo Móvel Estadual de Combate ao Trabalho e os auditores fiscais do trabalho da Superintendência Regional do Trabalho.
De acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT), os trabalhadores atuavam catando raízes em fazendas da região, e que se encontravam em situação degradante. Segundo o procurador-chefe do MPT-PI, Edno Moura, que atuou nos resgates.
“Os alojamentos não tinham as condições mínimas. Eles entravam em barracas de lonas improvisadas no meio do mato, dormiam em redes armadas entre as árvores e faziam suas refeições sentados em pedras. Os alimentos eram armazenados sem as mínimas condições de conservação. As refeições também eram preparadas em fogões improvisados nas pedras”, conta.
Segundo o MPT, dentre os resgatados, estava um adolescente de 17 anos de idade. Também foi constatado que os trabalhadores estavam sem registro profissional. Identificando o empregador, os auditores fiscais do Trabalho acordaram fazer uma rescisão indireta de contrato de trabalho, para garantir o pagamento dos direitos trabalhistas.
Conforme o MPT, o empregador além de ser obrigado a assinar a carteira de trabalho, foi autuado pelos fiscais do trabalho e deverá assinar um Termo de Ajuste de Conduta com o MPT-PI.
-
Ministério Público realizará audiência para discutir sobre a Águas de Teresina
A audiência acontecerá no auditório da sede leste do MPPI, localizada na Avenida Lindolfo Monteiro, nº 911, Bairro de Fátima, em Teresina. -
Silvio Mendes vai convocar 351 profissionais aprovados em concurso da FMS
De acordo com a prefeitura, a nomeação dos profissionais será publicada ainda nesta terça-feira (14) no Diário Oficial do Município. -
Prefeito de Picos decreta estado de calamidade pública após enchentes
O gestor se pronunciou, através das redes sociais, sobre os impactos provocados pelas chuvas intensas e informou que um Comitê de Crise Emergencial já está trabalhando para ajudar à população. -
Homem morre eletrocutado após poste cair durante forte chuva em Picos
O caso aconteceu nesta terça-feira (14) devido o forte temporal que atingiu a região. -
Força-tarefa é montada para atender atingidos pelas chuvas em Picos
Bombeiros, Defesa Civil e Exército intensificam operações em áreas mais atingidas pelos alagamentos na cidade
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir