HGV faz procedimento raro com ajuda de tecnologia avançada em paciente
Segundo o diretor-geral do Hospital, o resultado positivo só foi possível devido os investimentos na área da saúde do estado.
O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou, em paciente, de 56 anos, procedimento de retirada de tumor em região delicada, considerado um caso raro de alta complexidade, utilizando tecnologia de ponta e conduzido por equipe especializada.
Segundo o coordenador de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Caubi Medeiros, a paciente entrou com quadro grave no pós operatório e chegou a ter uma parada cardiorrespiratória, porém foi prontamente atendida pela equipe especializada do hospital.
“Ela entrou na UTI com quadro grave, no pós-operatório de uma neurocirurgia complexa, devido à instabilidade máxima que ela estava, chegou a ter uma parada cardiorrespiratória que foi prontamente abordada pela equipe. No decorrer da internação, ela passou desse estado gravíssimo para a recuperação. Hoje ela está acordada, consciente, interagindo, respirando sem ajuda de aparelhos, movimentando-se e já fazendo a dieta por via oral em condições de alta da UTI. Queria frisar a importância da nossa equipe multiprofissional desde o cuidado no momento mais crítico até a recuperação e reabilitação.”, destacou o médico.
O procedimento foi realizado no dia 28 de julho no HGV e durou cerca de quatro horas. Segundo o neurocirurgião Antônio Carlos Babosa Sousa, esse tipo de cirurgia é muito delicada. “A paciente tinha um volumoso tumor ósseo no crânio com extensão para a face, comprometendo a órbita (globo ocular). Devido ao elevado risco cirúrgico, foi realizada a remoção do tumor por etapas. Nessa primeira abordagem foi possível a retirada de 90% da lesão. O bom resultado alcançado contou com o empenho da equipe de anestesia no intraoperatório e dos cuidados no pós-operatório pela equipe de intensivistas”, explicou o neurocirurgião.
Segundo o diretor-geral do Hospital, Osvaldo Mendes, o resultado positivo só foi possível devido os investimentos na área da saúde do estado.
Teresina
Piauí
Hospital Getúlio Vargas - HGV
Unidades de Terapia Intensiva (UTI)
Teresina
Sesapi conclui obra de reforma da Farmácia do Povo em Parnaíba
A reforma da unidade Parnaíba atende aos critérios da legislação vigente para as boas práticas de armazenamento e dispensação de medicamentos.Hospital Estadual de Esperantina realiza mais de 2 mil cirurgias em 2024
O hospital apresentou um aumento de 28% nas cirurgias eletivas em relação ao ano de 2023Hospital Infantil de Teresina promove ação natalina para crianças internadas
A ação ocorreu nessa quarta-feira (11), e contou com a visita do Papai Noel e da Mamãe NoelSesapi lança cartilha educativa para cuidados com gestantes no Piauí
O lançamento ocorreu nessa terça-feira (10), no auditório da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER).Sesapi recomenda funcionamento das UBSs no recesso de fim de ano
O documento foi assinado pelo secretário de Saúde, Antônio Luiz Soares.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir