Censo do IBGE já ouviu mais de 1 milhão de pessoas no Piauí
Nesta terça-feira (30), o IBGE realizou uma coletiva de imprensa para apresentar o 1º balanço parcial do Censo Demográfico 2022 no Piauí.
Nesta terça-feira (30), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizou uma coletiva de imprensa para apresentar o 1º balanço parcial do Censo Demográfico 2022. Foram apresentados dados sobre a quantidade de domicílios já recenseados, os percentuais de recusa, pirâmides etárias, além da quantidade de populações quilombolas já visitados. O evento ocorreu no prédio Manhattan River Center, no bairro São Cristóvão, em Teresina.
Na oportunidade, estiveram presentes o Superintendente do IBGE no Piauí, Leonardo Passos, o Coordenador Operacional do Censo Demográfico no Piauí, Ranieri Leite, o Coordenador técnico do Censo Demográfico no Piauí, Pedro Andrade e o Coordenador de Divulgação do Censo Demográfico no Piauí, Eyder Mendes.
De acordo com um levantamento realizado pelo IBGE, que apresenta os dados do Censo 2022 coletados até o momento, cerca de 443,960 questionários foram respondidos de maneira presencial no Piauí. De maneira on-line, foram registrados 410 questionários até o momento. A possibilidade de resposta do questionário via telefone somou 687 registros. O IBGE informou também que a taxa de recusa no Estado é mínima, apresentando o percentual de 1,18%.
O Superintendente do IBGE no Piauí, Leonardo Passos, disse durante a coletiva de imprensa, que os dados registrados até o momento no Estado são animadores. “Até o momento, mais de um milhão de pessoas já foram recenseadas no Piauí, o que representa mais de 40% na estimativa da população. A estimativa final é de visita à cerca de três milhões de cidadãos piauienses, mas o Censo que trará números concretos de cada cidade, e até bairro”, pontuou o superintendente.
Conforme o Coordenador Operacional do Censo Demográfico no Piauí, Ranieri Leite, a população pode acabar com a desconfiança sobre a veracidade dos recenseadores através da tecnologia. “O morador pode apontar a câmera do celular para o QR Code presente no colete do recenseador e confirmar sua identificação, lá será mostrado a identificação com a matrícula do profissional. Também no colete, está disponibilizado um telefone 0800 para o cidadão falar diretamente com o IBGE e confirmar a identidade do recenseador”, explicou Ranieri.
Destacando a novidade sobre a contabilização de comunidades quilombolas no Censo 2022, Ranieri disse com exclusividade ao Viagora, que a comunicação entre recenseador e quilombola está sendo como o esperado no Piauí. “O IBGE levantou esta temática para o Censo 2022, destacando as características socioeconômicas das comunidades quilombolas. No Estado do Piauí, nós fizemos visitas à comunidades quilombolas, conversamos com as lideranças locais e fomos muito bem recebidos por ele”, concluiu o coordenador Operacional.
-
Semplan promoverá o I Fórum de Justiça Climática de Teresina
O evento acontecerá no próximo dia 28 de novembro, no Sesc Cajuína em Teresina -
Fórum discute inovação tecnológica e empreendedorismo feminino em Teresina
O evento promovido pela Associação Mulheres d'Negócios do Piauí, nessa quinta-feira (21), teve participação da secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa. -
Detran do Piauí fornece até 95% de desconto no Refis 2024
O prazo para o Programa de Recuperação de Créditos Tributários vai até o dia 18 de dezembro de 2024. -
Mutirão emite RG digital para servidores da 2ª Vara Cível de Parnaíba
A emissão dos documentos ocorreu nos dias 11 e 14 de novembro no prédio do fórum Salmon Lustosa. -
Themístocles Filho busca parcerias com Cônsul principal do Japão em Belém
Os representantes se reuniram nessa quinta-feira (21) e discutiram temas como educação, energias renováveis, agronegócio e intercâmbio cultural.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir