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Professores da rede municipal farão imersão na rotina de venezuelanos

De acordo com a Semec, os educadores vão passar um período de vivências nos abrigos, que iniciará no final de agosto.

Nessa sexta-feira (05), a Secretaria Municipal de Educação (Semec), se reuniu com representantes dos venezuelanos Warao, Cáritas, Seduc, Uespi e Defensoria Pública da União para discutir as demandas educacionais das crianças venezuelanas.

De acordo com a Semec, o objetivo do encontro é iniciar a imersão dos educadores que ficarão responsáveis pelas crianças em suas rotinas. A secretaria afirma que está é uma ação dos ajustes finais do Projeto Alfabetização Sem Fronteiras.

Foto: Divulgação/Prefeitura de TeresinaReunião do Projeto Educação Sem Fronteiras
Reunião do Projeto Educação Sem Fronteiras

Ainda de acordo com a Semec, o projeto visa inserir crianças em idade regular nas escolas do município localizadas próximas aos abrigos, e inclui também uma educação trilíngue para os jovens e adultos, sendo ensinado as línguas portuguesa, espanhola e indígenas.

O secretário executivo de Ensino da Semec, Kleytton dos Santos, explicou que nessa fase os professores participantes desse projeto, vão passar um período de vivências nos abrigos. “Para que estejam conectados e os professores possam desenvolver um trabalho com base nas raízes culturais dos Warao, primeiro terão essa imersão, um diálogo mais próximo, conhecendo na prática suas rotinas. Durante a reunião também acertamos uma mobilização entre eles, para que incentivem a participação de todos”, explica.

Conforme a Semec, no dia 12 de agosto, uma visita técnica será realizada aos abrigos para que seja feito um planejamento pedagógico exclusivo, e a partir do final de agosto, os professores começaram a participar das atividades rotineiras dos venezuelanos.

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