TJ-PI instala novo Juizado Especial Cível e Criminal em Teresina
Segundo o Tribunal de Justiça, a nova unidade localiza-se no instituto iCEV no bairro São Cristóvão na Zona Leste da capital.
Na manhã desta quinta-feira (15), por volta das 10h, o Tribunal de Justiça de Piauí (TJPI), instala o Anexo II o Juizado Especial Cível e Criminal de Teresina – Unidade IX no instituto iCEV, localizado na Rua Doutor José Auto de Abreu, bairro São Cristóvão na Zona Leste em Teresina.
Conforme o TJPI, o Anexo II tem como titular o juiz José Olindo Gil Barbosa e é ligado ao Juizado Especial Cível e Criminal da Universidade Federal do Piauí. Para o desembargador Hilo de Almeida Sousa, supervisor dos Juizados Especiais, o anexo facilitará o acesso da comunidade aos serviços da Justiça.
“O novo anexo do Juizado Especial Cível e Criminal de Teresina Unidade IX facilitará ainda mais o acesso da população aos serviços da Justiça. É um serviço importante que está sendo ampliado com essa nova unidade. É por meio dos Juizados Especiais que os cidadãos buscam soluções para seus conflitos e veem seus anseios atendidos de forma mais célere. Cada Juizado traz um ganho social muito relevante, porque trata dos litígios mais cotidianos, de natureza menos complexa, mas, ainda assim, de muita importância para o cidadão”, informa o desembargador.
De acordo com o Tribunal, o objetivo dos Juizados Especiais é de oferecer gratuidade e acessibilidade a população aos serviços. São responsáveis pela conciliação, julgamento e execução de causas cíveis de menor complexidade e de delitos penais de pequeno potencial ofensivo, tratados pela Lei 9.099/1995.
Segundo o Tribunal de Justiça, as causas cíveis de menor complexidade, ou pequena causa, é aquela que tem valor reduzido ou que não ultrapasse, na época do início do processo, 40 vezes o salário mínimo vigente. Ficam excluídas da competência do Juizado Especial Cível e Criminal as causas de natureza alimentar, falimentar, fiscal e de interesse da Fazenda Pública, e também as relativas a acidentes de trabalho, a resíduos e ao estado e capacidade das pessoas, ainda que de cunho patrimonial.
Mais de 500 escolas públicas do Piauí receberão novo mobiliário em 2025
De acordo com o Governo do Estado, serão investidos R$ 50 milhões para melhorar a infraestrutura das escolas estaduais até o ano de 2026.Defensoria Pública de Picos promove campanha de arrecadação para vítimas de enchentes
Doação de roupas, alimentos e itens de higiene também podem ser entregues em Teresina, no edifício-sede da Defensoria, das 8h às 14h.Bairros da zona Sudeste de Teresina ficarão sem água nesta sexta-feira
Conforme a Águas de Teresina, o interrompimento será devido a uma manutenção nos sistemas de energia.Silvio Mendes nomeia José Luizilo como novo corregedor-geral do município
O advogado já atuou como chefe da Procuradoria de Regularização Fundiária, Meio Ambiente e Patrimonial, nomeado em 2022, na gestão do ex-prefeito Dr. Pessoa.Reajuste de 5,35% para servidores passa a valer a partir de maio no Piauí
Impacto de R$ 400 milhões no exercício financeiro deste ano beneficiará servidores ativos e inativos
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir