Viagora

Teresina terá mais habitações populares, diz secretário André Lopes

De acordo com o secretário de governo, a prefeitura está tentando encontrar maneiras de atender as demandas habitacionais da capital e integrar programas sociais.

O secretário municipal de governo de Teresina, André Lopes, em entrevista ao Viagora, informou que a Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), está articulando entrada no “Programa Parceria”, programa habitacional do Ministério do Desenvolvimento Regional.

O secretário André Lopes comentou que a prefeitura está trabalhando para facilitar a construções em determinadas regiões da capital para aquecer o mercado da construção civil. “Vamos trazer algumas facilidades a mais para as construções, em determinadas regiões da cidade que vão privilegiar o aquecimento do mercado de construção civil e vão permitir imóveis mais baratos, mais acessíveis a população, e nesse mesmo olhar, a gente tem o Programa Parceria aqui da Caixa, inclusive estamos participando dessa reunião para atentar alinhar de que modo no futuro possam ingressar nesses programas,  e de que modo nos vamos conseguir fazer habitações populares, que é um grande desafio na gestão do Dr. Pessoa”, informou.

Foto: Isadora Cavalcante/ ViagoraAndré Lopes - Secretário de Governo de Teresina
André Lopes - Secretário de Governo de Teresina

De acordo com o secretário de governo, a prefeitura está tentando encontrar maneiras de atender as demandas habitacionais da capital e integrar programas sociais. “Nós temos dois públicos, aqueles de baixa renda mas que conseguem financiar um imóvel, aí nós temos que trabalhar de um jeito para atender essas pessoas, e nós temos aquelas pessoas que estão em situação de risco que não conseguem financiar imóveis, que realmente estão em situação mais calamitosa e dependem da ação integrada do poder público, imóveis que sejam doados pela prefeitura e que precisam de um financiamento, de uma fonte de receita, então a nossa visão  aqui hoje é tentar compreender de que modo a gente pode fazer isso para que esses programas que o prefeito sonha saiam do papel”, conta.

Ainda de acordo com André Lopes, o município não possui recursos próprios para habitação populares, e devido a isso necessita de iniciativas externas, e por isso articula a integração no Programa Parceria. “A gente passou muito tempo sem um programa federal que disponibilizasse recursos para habitações populares, esse último ano basicamente não teve recursos para isso, a nível federal, a nível municipal a gente não tem recursos próprios  para  fazer isso, o boleto de investimento do município é muito baixo, então a gente sempre fica pendente dessas iniciativas externas, e aí claro, nós sempre ficamos atentos ao mercado e nesse momento estamos nos organizando para tentar entrar nesse programa de parceria”, explica.

Facebook
Veja também