Viagora

FMS realiza mutirões contra hanseníase no Janeiro Roxo em Teresina

De acordo com a PMT, de 2020 a 2022, foram registrados 477 casos, sendo 11 dos pacientes, menores de 14 anos.

A Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), vai realizar mutirões para alertar e identificar a hanseníase, no dia 28 de janeiro em Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital.

De acordo com a PMT, as ações fazem parte da campanha Janeiro Roxo, e serão realizadas nas UBS do Poty Velho, Renascença e Ambulatório do Hospital do Promorar. A gerente de epidemiologia da FMS, a médica infectologista Amparo Salmito, informa que o contágio da doença é feito através de pequenas gotas de secreção que saem na respiração.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de TeresinaJaneiro Roxo
Janeiro Roxo

“Apesar de ser uma doença manifestada na pele, a transmissão acontece por pequenas gotas de secreção que saem na respiração, do paciente sem tratamento. Os familiares, por terem um contato prolongado e íntimo com a pessoa doente não tratada, tem o maior risco de adoecer. A transmissão não ocorre por meio de saudações sociais como abraço, aperto de mão ou um sorriso”, informa.

Ainda de acordo com a Prefeitura de Teresina, dados divulgados pelo do Programa Municipal de Controle de Hanseníase da capital, informa que no período de 2020 a 2022, foram registrados 477 casos, sendo 11 dos pacientes, menores de 14 anos.

A gerente de epidemiologia da FMS, Amparo Salmito, informa também que a doença não possui vacina. “A doença é milenar e não tem vacina para proteger. A meta da ONU é que até 2030 tenham redução significativa de casos da doença. A FMS tem um bom programa com profissionais e medicamentos gratuitos e a nossa principal ação nesse mês é o mutirão da mancha. Pedimos que as pessoas que tenham alguma mancha na pele e suspeita de que seja a doença vá ao mutirão do dia 28, que teremos profissionais especializados para o atendimento”, informa

A prefeitura também informa que os sintomas da hanseníase são manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou nódulos (tipo caroços) no corpo, dormências e diminuição de força nas mãos e nos pés.

Veja a programação da campanha do Janeiro Roxo

Data Horário Local
5 a 11 de janeiroXTreinamento e mobilização de agentes comunitários de saúde nas ações de controle da hanseníase nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Dia 19 (quinta-feira)8h às 12h

Avaliação de contatos de hanseníase (2ª etapa), na UBS Durvalino Couto, bairro Bela Vista, zona Sul.

Dia 26 (quinta-feira)8h às 12hAvaliação de contatos de hanseníase (2ª etapa), na UBS Padre Mario Rocchi, no Parque Esperança.
Dia 27 (sexta-feira)8h às 12h

– Avaliação de contatos de hanseníase – 2ª etapa, na UBS Onesima Nascimento, bairro Árvores Verdes.

Dia 28 (sábado)

8h às 12h

Avaliação de contatos de hanseníase.

UBS do Poty Velho, Renascença e Ambulatório do Hospital do Promorar

Facebook
Veja também