FMS vai vacinar crianças de 9 a 14 anos contra HPV em Teresina
De acordo com a pasta, a vacina dada pelo SUS é a “Quadrivalente”, que protege contra os 4 tipos de vírus HPV mais comuns no Brasil e age estimulando a produção de anticorpos necessários.
Nesta quinta-feira (5), a Fundação Municipal de Saúde (FMS), divulgou que a vacina contra o HPV (papiloma vírus humano) está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para meninas e meninos de 9 a 14 anos em Teresina.
De acordo com a FMS, o imunizante é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e tem como função prevenir doenças causadas pelo vírus HPV, como verrugas genitais, lesões pré-cancerosas e câncer do colo de útero, vulva, vagina, ânus, pênis, cabeça e pescoço.
Conforme informações da pasta, a vacina dada pelo SUS é a “Quadrivalente”, que protege contra os 4 tipos de vírus HPV mais comuns no Brasil e age estimulando a produção de anticorpos necessários para combater o vírus. O HPV é a mais frequente infecção sexualmente transmissível na mulher e no homem.
A infectologista e gestora da Gerência da Divisão em Saúde da FMS, Amparo Salmito, frisa sobre a necessidade da imunização. “Recomendo a vacinação contra o HPV, pois quando a pessoa adquire o vírus é difícil se livrar dele e a vacinação protege e está disponível pelo SUS”, afirmou.
Segundo a assessora técnica da Diretoria de Atenção Básica da FMS, Ayla Maria Calixto de Carvalho, destaca que existe um pouco de dificuldade para a vacinação deste público. “A vacina foi vinculada à erradicação do câncer de colo do útero e por isso no início era destinado as meninas e depois expandida para os meninos. Por ser um público adolescente a imunização depende de negociação com o adolescente. Teve também a questão cultural porque os pais precisam conversar com os filhos e por ser essa vacina pensada para ser aplicada antes do início da atividade sexual os pais têm dificuldade de falar sobre esse tema”, disse.
Ainda de acordo com a FMS, vacinação contra o HPV em adolescentes é utilizada por mais de 100 países. Vários deles já possuem estudos de impacto dessa estratégia com resultados positivos na prevenção e redução das doenças ocasionadas pelo vírus.
Hospital do Mocambinho registra aumento de 151% no número de atendimentos em 2024
Segundo o Governo do Piauí, a reestruturação e modernização do Hospital do Mocambinho têm promovido um ambiente mais humanizado, focado na eficiência e no bem-estar de pacientes.Hospital Dirceu Arcoverde passa por ampla reforma em Parnaíba
o objetivo é concluir a reforma e ampliação do hospital em 2025HGV ganha Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares
Segundo o Governo do Piauí, o novo Centro foi instalado no local que antigamente abrigava o Serviço de Pronto-Socorro (SPS) e conta com uma estrutura completa para atender com eficiência e rapidezSecretaria de Saúde promove ações de prevenção a diabetes no Piauí
Segundo Luciana Sena, coordenadora do Adulto e Idoso da Sesapi, a ação teve como foco o rastreamento da diabetes mellitus tipo 2 entre os servidores.Evangelina Rosa promove evento em homenagem ao dia Dia Mundial da Prematuridade
Conforme informações divulgadas pelo Governo do Piauí, a programação foi elaborada para promover reflexão, disseminação de informações e apoio.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir