Piauí será o primeiro estado a incluir Inteligência Artificial nas escolas
O secretário de Estado da Educação (Seduc), Washington Bandeira, se reuniu com o líder Norte/Nordeste da Amazon Web Services (AWS), Ronaldo Abath, e com o gerente de programas, Rubem Saldanha.
Na última semana de setembro, o secretário de Estado da Educação (Seduc), Washington Bandeira, se reuniu com o líder Norte/Nordeste da Amazon Web Services (AWS), Ronaldo Abath, e com o gerente de programas, Rubem Saldanha. A pasta busca apostar em estimular a capacidade dos estudantes com os novos aprendizados, além de oferecer opções para desenvolver talentos conectados às novas tendências mundiais.
Segundo a Seduc, a plataforma de serviços de computação em nuvem é a nova parceira das escolas de rede pública estadual de ensino.
“Formar mais talentos competitivos na era da Inteligência Artificial, essa é a meta. Estamos trabalhando para que os nossos alunos possam ter contato com essa nova ferramenta por meio dos cursos técnicos ofertados pelo Seduc TEC e para que eles estejam preparados para as novas exigências do mundo do trabalho”, afirmou o secretário Washington Bandeira.
O gestor destaca que no primeiro semestre, o Governo do Piauí realizou o lançamento do Seduc Tec, programa de expansão de educação profissional, técnica e tecnológica e passou a ofertar o curso técnico e desenvolvimento de sistemas, com ênfase em Inteligência Artificial e programação de jogos. O curso está acontecendo em 133 escolas, com 5.506 mil estudantes da 1ª série do Ensino Médio matriculados.
“A iniciativa agora ganha o reforço de peso da Amazon Web Services (AWS), com a inserção do módulo de Computação em Nuvem nos cursos de desenvolvimento de sistemas, com ênfase em Inteligência Artificial e programação de jogos ofertados pelo Seduc Tec. Os estudantes da nossa rede farão o módulo de Computação em Nuvem na plataforma educacional da Amazon e terão no seu currículo uma certificação com assinatura dessa grande Big Tech. Ainda dentro dessa parceria, teremos a formação dos nossos professores para que eles possam orientar os alunos durante o uso da plataforma”, disse Bandeira.
O secretário de Educação afirmou que esse foi o pontapé inicial para que se chegue a um projeto maior, o qual é incluir a disciplina de Inteligência Artificial no circuito das escolas estaduais piauienses de ensino médio.
“Estamos trabalhando para que em 2024 as escolas estaduais de Ensino Médio tenham em seu currículo a disciplina de Inteligência Artificial. Essa iniciativa irá colocar o Piauí e o Brasil no cenário dos países que já estão trabalhando essa disciplina no currículo da Educação Básica. Só 11 países fizeram isso até agora e o Brasil será o 12º através dessa iniciativa pioneira do Piauí”, disse Washington.
Ministério Público realizará audiência para discutir sobre a Águas de Teresina
A audiência acontecerá no auditório da sede leste do MPPI, localizada na Avenida Lindolfo Monteiro, nº 911, Bairro de Fátima, em Teresina.Silvio Mendes vai convocar 351 profissionais aprovados em concurso da FMS
De acordo com a prefeitura, a nomeação dos profissionais será publicada ainda nesta terça-feira (14) no Diário Oficial do Município.Prefeito de Picos decreta estado de calamidade pública após enchentes
O gestor se pronunciou, através das redes sociais, sobre os impactos provocados pelas chuvas intensas e informou que um Comitê de Crise Emergencial já está trabalhando para ajudar à população.Homem morre eletrocutado após poste cair durante forte chuva em Picos
O caso aconteceu nesta terça-feira (14) devido o forte temporal que atingiu a região.Força-tarefa é montada para atender atingidos pelas chuvas em Picos
Bombeiros, Defesa Civil e Exército intensificam operações em áreas mais atingidas pelos alagamentos na cidade
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir