Fundação Municipal de Saúde inaugura ambulatório do luto em Teresina
Segundo a pasta, o ambulatório está localizado no Centro Integrado de Saúde e tem o obejetivo de prestar apoio psicológico a pessoas que estão passando por um processo de perda.
Nesta quinta-feira (26), a Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), inaugurou no Centro Integrado de Saúde o “Ambulatório do Luto”, cuja iniciativa servirá para prestar apoio psicológico a pessoas que estão passando por um processo de perda.
Segundo a pasta, Teresina é a primeira cidade do Nordeste e a segunda do país a ofertas este serviço, que inicialmente será voltado a paciente em cuidados paliativos e seus familiares através do encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A FMS informou que o serviço prestado em parceria com o Hospital Sírio Libanês, o qual ministrou um curso de cuidados paliativos para funcionários de Lineu Araújo e Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
“A gente entende que o luto começa a partir da morte da pessoa, mas na verdade é a partir do diagnóstico da doença. Pode fazer assistências às famílias e a este paciente, que está em situação vulnerável de uma doença ameaçadora da vida, e cuidar desse luto, dessas perdas, é cuidar da qualidade de vida e agregar valor à saúde do usuário do SUS”, disse a psicóloga do Sírio Libanês, Sirlei Dal Moro.
A diretora da clínica do Lineu Araújo, Benedita Reis, conta que o ambulatório atenderá pacientes em cuidados paliativos. “Atualmente, estamos atendendo pacientes do HUT e do seu serviço de atendimento domiciliar, e o próximo passo é estender para as UBS”, contou.
A gerente de Enfermagem, Ana Maria Carvalho, explica que para ter acesso ao serviço, basta procurar a UBS e solicitar uma consulta com o médico que fará o encaminhamento para o Lineu Araújo. “Eles passarão pelo atendimento com a assistência social, que encaminha para o agendamento da primeira consulta. Nas sessões subsequentes, o agendamento é feito no próprio Lineu Araújo sem passar novamente pela UBS”, finalizou.
Hospital Infantil Lucídio Portella realiza ações na 7ª edição do Novembrinho Azul
Segundo o Governo Estadual, o projeto foi idealizado pelo urologista Dr. Djalma Ribeiro Costa em 2017 e se tornou uma referência em saúde preventiva para o público masculino infantojuvenil.Hospital do Mocambinho registra aumento de 151% no número de atendimentos em 2024
Segundo o Governo do Piauí, a reestruturação e modernização do Hospital do Mocambinho têm promovido um ambiente mais humanizado, focado na eficiência e no bem-estar de pacientes.Hospital Dirceu Arcoverde passa por ampla reforma em Parnaíba
o objetivo é concluir a reforma e ampliação do hospital em 2025HGV ganha Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares
Segundo o Governo do Piauí, o novo Centro foi instalado no local que antigamente abrigava o Serviço de Pronto-Socorro (SPS) e conta com uma estrutura completa para atender com eficiência e rapidezSecretaria de Saúde promove ações de prevenção a diabetes no Piauí
Segundo Luciana Sena, coordenadora do Adulto e Idoso da Sesapi, a ação teve como foco o rastreamento da diabetes mellitus tipo 2 entre os servidores.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir