Juiz manda FMS de Teresina regularizar estoque de medicamentos
A decisão foi proferida pelo juiz Lirton Nogueira Santos no dia 28 de novembro deste ano.
Nessa terça-feira (28), o juiz da 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública, Lirton Nogueira Santos, determinou que a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina regularize o estoque de medicamentos e insumos hospitalares para a prestação dos serviços no município.
A decisão foi proferida após ação civil pública ingressada pelo Ministério Público do Estado (MPPI), através da 29º da Promotoria de Justiça de Teresina.
O magistrado enfatiza a necessidade da pasta adotar providências necessárias visando o reestabelecimento dos estoques de insumos básicos, além de averiguar a qualidade da reposição. Foi estabelecido um prazo de 30 dias para o cumprimento das determinações.
“Consta nos autos a ausência de insumos básicos, como soro, bem como a má qualidade de itens, a exemplo das bolsas de colostomia cirúrgicas. Esse tipo de situação prejudica o adequado funcionamento dos hospitais, comprometidos em razão da ineficiência do serviço prestado”, explicou o magistrado na sentença.
O promotor de Justiça Eny Pontes apontou que problemas no fornecimento de medicamentos e insumos foram identificados na Atenção Especializada de Saúde da FMS.
Ainda segundo o representante do órgão ministerial, as irregularidades foram alvos de vários inquéritos civil-público, que investigaram ainda a escassez de medicamentos e outros insumos básicos.
No curso da apuração, o MPPI constatou a má qualidade de insumos fornecidos pela FMS e ausência de itens básicos para prestação dos serviços de saúde nos hospitais da rede pública do município. Audiências com o objetivo de discutir soluções para as problemáticas já foram realizadas, ainda segundo o órgão ministerial.
Outro lado
Ao Viagora, a Fundação Municipal de Saúde de Teresina informou que ainda não foi notificada acerca da decisão da Justiça.
Teresina
Piauí
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Fundação Municipal de Saúde - FMS
Transporte Eletivo atendeu mais de 111 mil pacientes no Piauí em 2024
Com frota 23 micro-ônibus adaptados, serviço oferece transporte para pacientes entre municípios e TeresinaEquipe dos Correios recebe treinamento para agilizar entrega de vacinas no Piauí
De acordo com a Sesapi, a capacitação visa garantir a segurança e eficiência na distribuição dos imunizantes.HUT recebe nota de agradecimento do Instituto Dom Barreto
O hospital recebeu a nota da instituição, pelos atendimentos prestados as vítimas do acidente na manhã desse domingo (12) na BR-316, em Lagoa do PiauíCentro cirúrgico do Hospital de Simplício Mendes registra mais de 300 procedimentos
De acordo Sesapi o centro cirúrgico do hospital já realizou em 1 ano, 321 procedimentos entre urgência, eletivos e partos.Teresina recebe 7 mil novas doses da vacina contra a dengue
As vacinas serão destinadas a crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos na capital
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir