Conselho Municipal de Saúde pede intervenção na FMS de Teresina
O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Teresina, Rodrigo Maxwell, explicou que vai apresentar queixa-crime nos Ministérios Público e Federal contra a Prefeitura de Teresina.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Teresina, Rodrigo Maxwell, afirmou na manhã desta quinta-feira (28), que vai acionar o Ministério Público para intervir na gestão da saúde pública da capital com o objetivo de garantir o continuamento do atendimento básico e com qualidade à população.
A medida acontece após a Fundação Municipal de Saúde (FMS) anunciar que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) iriam passar o final do ano fechadas, de 26 de dezembro a 2 de janeiro. Além disso, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) teve alguns equipamentos removidos por falta de pagamentos.
Segundo Rodrigo Maxwell, a saúde está sofrendo com a falta de manejo consciente dos recursos públicos por parte da prefeitura municipal. O presidente do conselho revelou que vai apresentar queixa-crime nos Ministérios Público e Federal.
“A intervenção na saúde pública é a única saída neste momento, porque nós entendemos que há má gestão dos recursos públicos. Nós também aprovamos e decidimos que vamos oferecer uma queixa-crime tanto no Ministério Público Estadual e no Ministério Público Federal, contra a prefeitura de Teresina por essa má gestão dos recursos públicos para que a gente possa solucionar esse problema da saúde, que a população não fique sem o atendimento básico que está sendo cerceado pela falta de gestão da prefeitura de Teresina”, explica.
Além disso, o gestor do Conselho Municipal de Saúde afirmou que existem diversas irregularidades que colocam a população em risco, como a falta de insumos básicos e até mesmo alimentação. Rodrigo Maxwell também pontuou que é preciso descentralizar os pontos de vacinação contra a Covid-19.
“Desde a falta dos insumos básicos para fazer curativos, procedimentos como a falta de alimentação para os pacientes e funcionários que estão sofrendo nesse momento. Desde falta de internet, corte de energia na própria sede da FMS, isso é muito grave para o funcionamento da saúde pública. Agora fomos pegos com o fechamento das UBSs nesse período de recesso, muitos casos de Covid-19 estão aumentando e precisamos fazer o teste, a vacinação está concentrada em apenas um local gerando grande aglomeração na nossa cidade”, avalia.
Piauí disponibiliza 568 mil doses da vacina contra a gripe para grupos prioritários
Os imunizantes foram enviados pelo Ministério da Saúde para fortalecer a campanha de vacinação contra a Influenza de 2025.HUT registra aumento de procedimentos no mês de março
Somente no mês de março, o número de atendimento registrado foi de 4.597 contra 4.055 em fevereiro deste ano.Sesapi leva Carretinha da Saúde e serviços no projeto Diálogos pelo Piauí em Picos
O evento será realizado nesta sexta-feira (11) e sábado (12), e contará com diversas atividades, além de uma Feira de Serviços.Vigilância Sanitária emite recomendação para controle de "superfungo" no Piauí
Conforme a recomendação, o superfungo pode acometer pacientes hospitalizados, causando infecções invasivas e de alta mortalidade.Sesapi realizará oficina sobre combate ao tabagismo para profissionais do SUS
De acordo com a Sesapi, a oficina ocorrerá no âmbito da campanha do Dia Mundial sem Tabaco, celebrada em 31 de maio.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir