Viagora

Profissionais de enfermagem protestam em frente ao HGV em Teresina

De acordo com o presidente do SENATE-PI, a categoria está realizando a manifestação com o objetivo de cobrar a aplicação do Piso Salarial da Enfermagem.

Nesta terça-feira (14), o Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (SENATE-PI) está realizando uma paralisação, que tem como objetivo principal cobrar a aplicação do Piso Salarial da Enfermagem aos profissionais. O ato foi iniciado às 8h, em frente ao Hospital Getúlio Vargas (HGV), no Centro de Teresina.

De acordo com Erick Riccely, que é presidente do SENATE-PI, a categoria precisa ser reconhecida após o trabalho árduo durante a pandemia da Covid-19.

Foto: Matheus Santos/ViagoraErick Racelly, presidente do SINATEPI
Erick Racelly, presidente do SINATEPI

“Nós precisamos de uma enfermagem que não seja esquecida após uma pandemia, onde os profissionais foram os que mais adoeceram e faleceram devido à doença. Nós estamos em uma situação tão crítica, que quando adoecemos trabalhando, o salário não da sequer para comprar a medicação. Essa é a nossa realidade”, afirmou o líder.

Ainda conforme Erick, os enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares só querem a garantia do que foi prometido à eles.

 “A medida provisória foi feita, ela só precisa ser assinada e publicada pelo presidente do Lula. Se mesmo assim o ministro Barroso não liberar esse piso, nós iremos ver que a questão é mais política do que jurídica”, informou o presidente do Sindicato.

Foto: Matheus Santos/ViagoraManifestação no HGV
Manifestação no HGV

O líder do Sindicato pontuou ainda que o piso salarial já era injusto à categoria anteriormente, e que agora só piorou.

“O piso que já tem um valor muito pequeno. Começou em R$ 7.500 e hoje é R$ 4.450, já foi reduzido praticamente pela metade e mesmo assim eles resistem em pagar”.

Piso Salarial

O Piso Salarial da Enfermagem já foi estabelecido por lei, após intenso processo de elaboração de Projeto de Lei, PEC (Projeto de Emenda Constitucional) e sanção no senado, câmara federal e presidência da república. Mas, no mês que seria aplicado ao salário da Enfermagem, foi suspenso pelo STF(Supremo Tribunal Federal) que cobrou apresentação de fontes de custeio.

Facebook
Veja também