Viagora

FMS realizará ação de prevenção às ISTs no carnaval em Teresina

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, na ação, serão distribuídos preservativos e informes sobre os riscos de transmissão de doenças sexualmente transmissíveis.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), vai realizar ações em Teresina, em locais onde acontecerão blocos de carnaval, bares e clubes onde serão feitas festas no período festivo. As ações serão executadas pelas equipes da Coordenação de IST/AIDS, a campanha tem como objetivo orientar a população a respeito dos cuidados com a saúde no carnaval.

De acordo com a FMS, os agentes estarão todos os dias de folia de Momo fazendo o trabalho de orientar os foliões e entregando informativos sobre prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e preservativos masculinos e femininos. A equipe do órgão percorrerá os 30 blocos de rua e também outras festividades que ocorrer pela cidade.

Foto: Divulgação/FMSFMS realiza ação de conscientização no carnaval
FMS realiza ação de conscientização no carnaval

Ainda de acordo com a Fundação Municipal de Saúde, durante o Corso de Teresina que ocorreu no último sábado (11), foram distribuídos um total de 53.500 preservativos masculinos e 5.200 femininos. A coordenadora municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Alana Niége, explica que os preservativos distribuídos tanto no Corso, e que serão distribuídos na semana de carnaval, está disponível nas Unidades Básicas de Saúde de Teresina. “É importante frisar que esse material também está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde da FMS, durante todo o ano”, informa.

Segundo a FMS, a previsão de distribuição de preservativos no período de carnaval é de 200 mil insumos. A coordenadora da FMS, Alana Niége, explica que o maior objetivo é conscientizar a população para que mantenham relações sexuais protegidas e evitem além de doenças sexualmente transmissíveis, previna gravidez indesejada.

 “Queremos conscientizá-los de que ter relação sexual sem proteção pode gerar muitas consequências negativas, a exemplo de infecções como sífilis, herpes, gonorreia, clamídias bem como HIV/AIDS ou mesmo uma gravidez indesejada”, finaliza Alana Niége.

Facebook
Veja também