Viagora

Enzo Samuel realiza café para imprensa e diz que fará mudanças

O presidente da Câmara Municipal de Teresina, Enzo Samuel promoveu nesta quinta-feira (09), um café da manhã com a imprensa local e na ocasião falou sobre a necessidade de medidas de segurança.

O presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Enzo Samuel, promoveu nesta quinta-feira (09) um café da manhã com a imprensa local para dialogar com os profissionais da comunicação e fortalecer esta relação.

Na ocasião, o parlamentar anunciou a implementação de medidas de segurança e falou sobre a comissão Especial que vai apurar a situação da  Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Enzo Samuel ressaltou a importância do papel da imprensa e afirmou que os profissionais da comunicação são responsáveis por auxiliar na mediação entre a Câmara Municipal e a população.

Foto: Lucas Dias/GP1Imprensa feminina na Câmara Municipal de Teresina.
Parte da imprensa feminina na Câmara Municipal de Teresina.

“Sem esses grandes profissionais da imprensa do nosso Piauí, não adianta o vereador e a câmara trabalharem e essa informação não chegar até a ponta que é o cidadão teresinense. E hoje o principal responsável por levar essa informação da câmara até o teresinense é o profissional da imprensa. Desde o câmera até o jornalista. Então, é mais do que justo preparar esse café, dialogar com cada um de vocês, principalmente para que a gente possa fortalecer ainda mais essa relação e essa relação fortalece tanto o nosso profissional de imprensa como a Câmara Municipal de Teresina”, explica.

 Em relação a segurança da Casa Legislativa, o presidente da Câmara Municipal destacou a necessidade de adotar protocolos visando o controle de entrada e saída do local, mas sem proibições.

“Olha eu acho que nós precisamos passar por protocolos é importante sempre colocar que quando se diz a respeito de segurança você pode responder por ação ou por omissão e nós não queremos isso nós queremos principalmente dar segurança para todos que fazem parte dessa casa assim como a imprensa que está aqui no dia a dia fazendo coberturas. A ideia é que a gente tenha um controle de entrada e saída e que todos que estão aqui se sintam cada vez mais seguros”, pontua.

Comissão Especial para apurar irregularidades na FMS

O vereador também falou sobre a Comissão Especial da Câmara que irá analisar denúncias realizadas pelo vice-prefeito Robert Rios, e outras que foram encaminhadas anonimamente, referentes a irregularidades na Fundação Municipal de Saúde (FMS).

A comissão deve apurar os fatos apresentados de forma paralela com os órgãos de controle e investigação como o Tribunal de Contas e o Ministério Público do Estado, como garante o parlamentar.

Foto: Divulgação/InstagramProfissionais da imprensa em café da manhã especial na Câmara Municipal de Teresina.
Profissionais da imprensa em café da manhã especial na Câmara Municipal de Teresina.

“Essa comissão ela foi instaurada principalmente para dar resposta a população teresinense. Essa comissão ela é um instrumento mais amplo até mesmo que a própria CPI, porque a CPI é o instrumento das minorias e essa Comissão tem que ter a aprovação da maioria da Casa. A ideia é que a gente possa trabalhar de forma paralela com os órgãos de controle do nosso estado como o Tribunal de Contas, com os órgãos de investigação como o Ministério Público Estadual para que possa haver essa sintonia. As denúncias são graves, mas precisam ser comprovadas. Então a orientação que eu dou para cada membro que faz parte dessa comissão é que possa trabalhar da forma mais transparente possível, que possa realmente chamar as pessoas envolvidas, escutar, mas sem fazer qualquer tipo de julgamento prévio. A verdade deve sempre prevalecer, se houver irregularidades esta Casa vai apontar e encaminhar para os órgãos responsáveis, assim como também se não houver é missão dessa Casa informar o cidadão piauiense”, garante.

Crise no transporte público de Teresina

O problema frequente no transporte público da capital também foi pautado durante a manhã com a imprensa, o presidente da Casa legislativa municipal destacou que é necessária uma vontade do município em resolver esta crise.

“No discurso fica muito fácil resolver, mas precisa existir também principalmente a capacidade da gestão em resolver o problema, não adianta o vereador Enzo apresentar é a solução do problema e a gestão não tem boa vontade de resolver”, explana.

Enzo Samuel ainda afirma que convocou uma reunião com líderes partidários para a elaboração de um relatório com proposições para garantir melhorias ao sistema de transporte público.

“Estarei chamando uma reunião dos líderes partidários e de blocos para amanhã para que a gente possa elaborar um relatório com algumas proposições que nós já temos para o transporte público e iremos entregar para o prefeito e para o Setut. Por exemplo é aumentar a demanda de ônibus na nossa capital. Nós sabemos que hoje a grande reclamação é que não tem rodando na cidade. por que nós não podemos aumentar essa demanda de ônibus? Já que quem determina a quantidade de ônibus que vai rodar na cidade é a Strans? Hoje nós estamos tão avançados, temos GPS, é possível colocar fiscal na empresa pra saber se os ônibus saíram pra rodar ou não. Em contrapartida exigir que a prefeitura honre com o compromisso financeiro que está previsto no contrato de licitação”, explica.

Facebook
Veja também