Viagora

Hospital Getúlio Vargas terá unidade de tratamento para AVC

Segundo a Sesapi, o objetivo é diminuir os casos de óbitos e de danos neurológicos nos pacientes

O Hospital Getúlio Vargas (HGV), vai receber a primeira Unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) pública do Piauí. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), que realizou uma visita técnica ao local, o espaço conta com dez leitos e inicia seu funcionamento em Abril. O objetivo é diminuir os casos de óbitos e de danos neurológicos nos pacientes.

O diretor-geral do HGV, Davyd Basílio, diz que uma medicação composta por trombolíticos, vai ser aplicada num espaço de 4 horas e meia da ocorrência ao atendimento. Para o coordenador da Linha de AVC no Estado, Romilto Pacheco, a unidade vai promover um tratamento capacitado para atender os pacientes.

“A Unidade vai proporcionar o tratamento eficaz para salvar o paciente nas primeiras horas, o que chamamos de tratamento com trombolítico, que consiste na injeção de uma substância química no local onde o coágulo se formou, para que ele se dissolva, evitando maiores sequelas e óbitos”, explica o coordenador.

A Unidade especializada em AVC, vai contar com uma equipe multiprofissional de neurologistas, clínicos gerais, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e ainda de terapeutas ocupacionais.

Por Kalita Leão

Facebook
Veja também