Guarda Maria da Penha de Teresina vai intensificar ações em março
De acordo com a Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), também terão atividades para a promoção do envolvimento da sociedade para interromper o ciclo de agressão.
A Guarda Civil Municipal de Teresina, através do Grupo Especializado Guarda Maria da Penha, vai intensificar as ações de combate à violência contra a mulher no mês de março. Entre os trabalhos o grupo especializado estará voltado para o fortalecimento da autonomia, empoderamento e proteção da mulher.
De acordo com a Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), também terão atividades para a promoção do envolvimento da sociedade para interromper o ciclo de agressão. Também é informado que ainda em março será entregue uma viatura nova para a atuação na capital.

A gerente da Guarda Maria da Penha, Willyara Silva, comenta que a equipe atuará em empresas, escolas e espaços públicos. “Estaremos em empresas, escolas e espaços públicos como os parques da nossa capital. A ideia é mostrar a importância e o valor da mulher na sociedade, levar conhecimento sobre a Lei Maria da Penha e os direitos das mulheres”, comenta.
Ainda de acordo com informações da Prefeitura de Teresina, atualmente a Guarda Maria da Penha assiste cerca de 64 mulheres que sofreram agressões e possuem o amparo da justiça. a gerente Willyara Silva, fala que a equipe buscará sensibilizar as mulheres que foram vítimas para que elas não aceitem mais passar novamente pelas situações de agressão e denunciem tais atos. “Vamos buscar sensibilizar mulheres que sofrem ou que conhecem alguma mulher que passa por violência doméstica. Não aceitem mais esse tipo de situação. Busquem ajuda, denunciem! Podemos interromper esse ciclo e evitar que algo mais grave aconteça”, disse.
A gerente também informa que a Guarda Maria da Penha possui um cronograma de visitas semanal, ela informa que a equipe se desloca aos locais mais de uma vez na semana quando há uma suspeita que o agressor está quebrando a medida protetiva.
“Essas visitas podem ocorrer mais de uma vez por semana quando a mulher está em uma vulnerabilidade maior, está sofrendo ameaças ou suspeita de quebra da medida pelo agressor. Trabalhamos 24 horas por dia e esse é um dos nossos grandes diferenciais, porque podemos ir na casa de quem precisa pela manhã, tarde ou noite. Todas as informações repassamos para o Centro de Referência Esperança Garcia (CREG) para que essas mulheres possam ser encaminhadas para uma assistência jurídica, social, terapêutica ou outra que tiver necessidade”, informou.
Willyara Silva, fala também que muitas mulheres saem do ciclo de violência com o auxílio da Guarda Maria da Penha. “Elas se sentem à vontade. Muitas não querem nem perder a Guarda Maria da Penha em suas casas. Muitas saem do ciclo de violência, mas não querem deixar de receber a visita, pois confiam no nosso trabalho. A ideia do nosso comandante é capacitar toda a corporação para atuar na proteção das mulheres”, falou.
Conforme a Prefeitura Municipal de Teresina, a Guarda Maria da Penha pode ser acionada através do número 153 ou por telefones embarcados nas viaturas. Também é informado que os agentes que atuam nas equipes são capacitados para em casos de violência doméstica.
Teresina
Piauí
Polícia
Guarda Civil Municipal de Teresina - GCM
Prefeitura de Teresina
Homem é assassinado a tiros em parada de ônibus na zona Sul de Teresina
De acordo com informações preliminares, o crime ocorreu em frente ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) nesta quarta-feira (09).PM apreende arma de fogo e aves silvestres em cativeiro em São João do Arraial
As aves mantidas em gaiolas eram de diversas espécies, entre elas bigodes, sibites, corrupiões, papa-capins, sabiá-laranjeira, xexéu, galo-da-campina, chico-preto e sabiá-roxa.PF deflagra Operação Carcará 17 para combater abuso sexual infantojuvenil no Piauí
A ação ocorreu na manhã desta quarta-feira (9) e resultou na prisão de um suspeito.Acusado de matar comparsa por vingança é condenado a 22 anos de prisão em Parnaíba
Conforme a denúncia, a motivação do homicídio se deu porque a vítima teria ficado com a maior parte do dinheiro decorrente da venda de uma moto que teria roubado junto ao acusado.PRF apreende carga de cigarros contrabandeados e prende casal em Bom Jesus
A carga com 4.780 maços de cigarros paraguaios era transportada em veículo com licenciamento vencido.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir