Viagora

PM-PI celebra Dia do Tiradentes e entrega Espadins aos Oficiais

Na solenidade, o comandante Geral da PM, Cel Scheiwann Lopes, realizou também a entrega de quatro viaturas e duas motocicletas.

A Polícia Militar do Piauí realizou nesta sexta-feira (21), data em que homenageia Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, uma solenidade alusiva marcada pela entrega do “Espadim Tiradentes” aos alunos do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais da PMPI, arma simbólica que os cadetes poderão agora utilizar em atos solenes. O evento aconteceu no Quartel do Comando Geral em Teresina.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades como o vice-governador Themístocles Filho, secretário de Justiça Carlos Augusto, secretário de segurança Chico Lucas, prefeito de Teresina Dr. Pessoa, dentre outros que entregaram condecorações e medalhas aos cadetes, além de viaturas para as unidades policiais de destaque. 

Foto: Camila Trindade/ ViagoraPrefeito Dr. Pessoa, Vice Governador Themístocles Filho, Secretario de Segurança Chico Lucas
Prefeito Dr. Pessoa, Vice Governador Themístocles Filho, Secretario de Segurança Chico Lucas

O vice-governador reforçou o compromisso do governo com a PM-PI. “O governador Rafael, em seu programa de governo, disse que em quatro anos iria colocar quatro mil novos soldados, homens ou mulheres, e essa palavra dele será honrada nesses quatro anos. Este ano, ainda vai ingressar na Polícia Militar do Estado do Piauí, mais de mil novos soldados, homens ou mulheres, porque é assim que se faz segurança”, destacou.

Para o secretário Carlos Augusto, a qualificação dos alunos é uma maneira de servir melhor a população piauiense e prestar um serviço de segurança com eficiência.

Foto: Camila Trindade/ ViagoraSecretário da Sejus, Carlos augusto e o Secretário da Sadapiauí, Fábio Abreu
Secretário da Sejus, Carlos Augusto e Secretário  Fábio Abreu

“É uma felicidade ver a nossa Polícia Militar formando e capacitando para servir a sociedade piauiense. A formação e capacitação, de forma continuada na Polícia Militar, eu acho que ela se reflete nas ruas, na atuação da polícia e nós temos uma necessidade muito grande de formar novos oficiais como estamos formando agora, de formar novos soldados, estamos aí com mil policiais em formação. Temos uma luta muito grande nossa, nos últimos anos, numa certeza de que vamos continuar”, disse.

De acordo com o comandante-geral da PM, Scheiwann Lopes, os alunos vão passar cerca de dois anos em formação. Se dirigindo a eles, o militar disse que os oficiais representam o futuro da segurança do Piauí e que são “os príncipes da Polícia Militar”, uma vez que eles serão forjados e moldados para serem os próximos comandantes da instituição.

Foto: Divulgação/Ascom PMVice Governador Themístocles Filho entregando medalhas do mérito operacional
Vice Governador Themístocles Filho entregando medalhas do mérito operacional

“No meio deles, terá o próximo comandante-geral. Então eles, é que irão guiar o destino da nossa instituição, que esse ano completa 188 anos. O cadete na Polícia Militar, ele é um símbolo, ele é um grande referencial de apoio e de preocupação do Comando. Ele é um investimento que a instituição faz”, afirma.

Ainda segundo o comandante, a PM-PI está realizando e vai continuar em um trabalho contínuo para garantir ao cidadão piauiense mais segurança. Isso será possível através de novas viaturas, armamentos, cursos e aumentando em dez vezes a capacidade de investimento da Polícia Militar.  

O secretário Chico Lucas falou também sobre o evento: “Essa festa solene, é uma festa que tem um significado muito grande. São os oficiais que vão entrar na Polícia, estão terminando um ciclo, estão recebendo o Espadim de Tiradentes, e por conta desse momento, nós estamos mostrando o quanto o Governo do Estado, quer priorizar as polícias, em especial a Polícia Militar”, afirma.

Foto: Camila Trindade/ ViagoraPolícia Militar do Piauí na solenidade de Tiradentes
Polícia Militar do Piauí na solenidade de Tiradentes

Conforme o secretário, logo mais a noite ocorrerá um evento também com a família dos alunos, como forma de acolhe-los e demonstrar que são especiais. “Isso aqui é uma demonstração, uma festa muito bonita, mais tarde, à noite, nós vamos ter uma festa com as famílias (dos alunos), para mostrar também que eles são especiais. A gente quer mostrar esse carinho, abraçar também, como ontem abraçamos as escolas, os alunos, os professores, e como a gente quer abraçar a sociedade e viver todo mundo pacificado”, 

O prefeito de Teresina Dr. Pessoa, destacou a importância da Polícia Militar para a comunidade. “A Polícia Militar, é uma polícia ostensiva, uma polícia de segurança da sociedade. É uma polícia que todos nós devemos ter esse carinho especial. Esses oficiais que irão receber medalha, que irão receber condecoração, neste momento, as autoridades constituídas devem estar presente para prestigiar a Polícia Militar. Meu papel nesse momento aqui, é um papel de respeito a essa instituição do nosso Piauí”, disse o chefe municipal.

Por Kalita Leão

Facebook
Veja também