PRF autua caminhoneiro por crime ambiental na BR 343 em Piripiri
O flagrante aconteceu na noite de sábado (20) quando o motorista foi abordado e constatou-se irregularidades significativas no sistema de pós-tratamento de gases poluentes.
Um motorista de caminhão e a empresa proprietária foram autuados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) por irregularidades significativas no sistema de pós-tratamento de gases poluentes. O flagrante aconteceu na noite de sábado (20) na BR 343 na cidade de Piripiri.
De acordo com a PRF, o caminhoneiro de 45 anos foi abordado por volta das 21h:24 e durante fiscalização constatou-se que o veículo de carga havia sido abastecido com diesel S500, que possui 50 vezes mais enxofre que o diesel S10 (obrigatório para esse tipo de caminhão, modelo Ford/Cargo 2429 L, conforme definido em legislação).

A polícia detalhou que o diesel S500 é identificado pela cor vermelha, enquanto o S10 é amarelo ou incolor. Além disso, a PRF informou que o sistema apresentou falha, representada pela luz indicadora de mau funcionamento (LIM), localizada no painel.
O condutor relatou em entrevista a PRF que a LIM estava acesa há algumas semanas e que a falha era proveniente de um problema no veículo que causava curto-circuito nos fusíveis. O homem ainda admitiu desconhecer que a luz acesa indicava anomalias no sistema de controle de emissões de poluentes.
Ainda segundo a PRF, o motorista afirmou que abasteceu o veículo, mas não acompanhou o processo de abastecimento. Mesmo afirmando saber que o diesel S500 polui mais que o diesel S10, o condutor alegou que o posto onde abasteceu só disponibilizava a opção S500.
Diante das irregularidades constatadas, a PRF constatou ocorrência de “Causar poluição de qualquer natureza, resultante em danos à saúde humana, mortandade de animais ou destruição significativa da flora - na modalidade culposa”.
Por isso, um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi assinado envolvendo o motorista e a empresa, diante da imperícia, imprudência e negligência demonstradas. A PRF ainda informou que o TCO será encaminhado ao Ministério Público Estadual visando a adoção de providências necessária em relação ao crime ambiental.
Homem é assassinado a tiros em parada de ônibus na zona Sul de Teresina
De acordo com informações preliminares, o crime ocorreu em frente ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) nesta quarta-feira (09).PM apreende arma de fogo e aves silvestres em cativeiro em São João do Arraial
As aves mantidas em gaiolas eram de diversas espécies, entre elas bigodes, sibites, corrupiões, papa-capins, sabiá-laranjeira, xexéu, galo-da-campina, chico-preto e sabiá-roxa.PF deflagra Operação Carcará 17 para combater abuso sexual infantojuvenil no Piauí
A ação ocorreu na manhã desta quarta-feira (9) e resultou na prisão de um suspeito.Acusado de matar comparsa por vingança é condenado a 22 anos de prisão em Parnaíba
Conforme a denúncia, a motivação do homicídio se deu porque a vítima teria ficado com a maior parte do dinheiro decorrente da venda de uma moto que teria roubado junto ao acusado.PRF apreende carga de cigarros contrabandeados e prende casal em Bom Jesus
A carga com 4.780 maços de cigarros paraguaios era transportada em veículo com licenciamento vencido.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir