Viagora

Governo vai olhar com carinho as propostas do Piauí, diz Simone Tebet

A Ministra do Planejamento e Orçamento esteve na capital piauiense, Teresina, nessa sexta-feira (26).

A Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, esteve em Teresina nessa sexta-feira (26) e destacou que o Plano Plurianual será o mais participativo da história do Brasil. O PPA visa reunir as propostas prioritárias dos brasileiros para os próximos quatro anos. 

De acordo com a ministra, a missão lhe foi concedida pelo presidente Lula com o objetivo de garantir que as pessoas mais vulneráveis socioeconomicamente além de serem incluídas no orçamento dos próximos anos, possam influenciar nas decisões do Governo Federal.

Foto: Matheus Santos/ ViagoraMinistra de Estado do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet
Ministra de Estado do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet

“A determinação do presidente Lula quando me convidou foi apenas duas. Simone você vai cuidar do povo brasileiro. Nós vamos cuidar juntos desse dinheiro dos impostos que o povo paga com suor do trabalho, mas eu quero duas coisas, a participação do povo, quem vai dizer quais são as prioridades, para onde tem que ir o dinheiro. Portanto, olha a responsabilidade de cada um de vocês. A única pergunta que nós temos a fazer nessa noite para vocês é ‘que Brasil, que Piauí vocês querem pros próximos quatro anos?’ Vocês vão votar! [...] E o segundo pedido do presidente Lula me fez: Simone, eu quero pobre no orçamento. E quando ele fala do pobre ele fala da primeira infância, das creches, ele tá falando da nossa juventude que tá perdida, que precisa ter uma educação de qualidade”, afirma.

Diante da quantidade de propostas cadastradas na plataforma Brasil Participativo, Tebet explica que o orçamento curto não cobre todas as demandas sociais, por isso a importância de pensar nas políticas públicas de forma transversal, que contemple grande parte da sociedade.

“Ah mas tudo vai ser executado em quatro anos? Não. Muita coisa vai, algumas não. Aquelas consideradas prioridades serão as que vão receber primeiro os recursos do Governo Federal [...] Vamos apresentar para o Congresso Nacional no dia 31 de agosto e o Congresso tem que votar até o final do ano. Nos próximos quatro anos nós vamos ter que suar a camisa e puxar o cobertor para lado e para outro porque o orçamento é curto para atender as prioridades nos próximos quatro anos.”, explica.

A ministra ainda declarou que estará atenta as demandas do Piauí e garantiu que este ano o Brasil vai vivenciar um Plano Plurianual mais inclusivo.

“Este PPA vai ser o mais participativo e nós vamos olhar com muita atenção e carinho tudo aquilo que o povo do Piauí escolher como prioridades”, crava.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Simone Tebet

Facebook
Veja também