Viagora

Apresentado balanço das obras feitas pelo Orçamento Popular 2022 em Teresina

Nesta segunda-feira (29), a Semduh mostrou o balanço de obras na capital para 60 conselheiros e autoridades

  • Matheus Santos/Viagora Apresentação do Orçamento Popular1 / 9 Apresentação do Orçamento Popular
  • Matheus Santos/Viagora Apresentação do Orçamento Popular2 / 9 Apresentação do Orçamento Popular
  • Matheus Santos/Viagora Apresentação do Orçamento Popular3 / 9 Apresentação do Orçamento Popular
  • Matheus Santos/Viagora João Henrique de Almeida4 / 9 João Henrique de Almeida
  • Matheus Santos/Viagora Apresentação do Orçamento Popular5 / 9 Apresentação do Orçamento Popular
  • Matheus Santos/Viagora Apresentação do Orçamento Popular6 / 9 Apresentação do Orçamento Popular
  • Matheus Santos/Viagora Representante do assentamento 13 de março II, Francisco Jussiê7 / 9 Representante do assentamento 13 de março II, Francisco Jussiê
  • Matheus Santos/Viagora Apresentação do Orçamento Popular8 / 9 Apresentação do Orçamento Popular
  • Matheus Santos/Viagora Secretário da Semduh, James Guerra9 / 9 Secretário da Semduh, James Guerra

Na manhã desta segunda-feira (29), a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Semduh), apresentou o balanço das obras feitas na cidade através do Orçamento Popular 2022. O evento aconteceu no Palácio da Música, no centro da capital.

A ocasião contou com a presença de diversas autoridades de Teresina, como o vereador Alan Brandão e o ex-ministro João Henrique de Almeida. Os representantes das Superintendências de Ações Administrativas Descentralizadas (Saad’s) e 60 conselheiros, compostos por lideranças comunitárias, também estiveram no evento.

De acordo com o balanço apresentado, 143 demandas foram aprovadas no Orçamento Popular 2022. Dessas propostas, 26 estão sendo executadas, duas estão em andamento, 57 em licitação, uma licitada e oito possuem ficha de licitação pronta, porém sem a autorização do prefeito. Estão pendentes 34 obras e 15 contratadas, aguardando empenho e ordem de serviço.

O secretário da Semduh, James Guerra, pontuou que o balanço é uma forma de mostrar transparência na realização das demandas da comunidade e informar aos representantes o que está sendo feito até o momento.

"O prefeito de Teresina, Dr.Pessoa sempre colocou o Orçamento Popular como prioridade. Nisso foram destacados 22 milhões de reais para as obras de 2022, com execução em 2023. O evento de hoje é justamente para a gente apresentar aos conselheiros do Orçamento Popular o andamento dessas obras. Parte delas está executada, parte está em licitação, parte delas precisam de algum tipo de alteração técnica, e é para isso que se encontra uma espécie de prestação de contas, mostrando que a Prefeitura tem o compromisso integral de fazer valer o Orçamento Popular de 2022", destacou.

Representantes de bairros da capital reclamaram que obras de gestões passadas ainda não foram iniciadas. O secretário esclareceu que a pandemia da Covid-19, dificultou esse processo e é possível que alguma demanda não tenha sido atendida por conta do orçamento.  

"Todo mundo sabe que os anos de 2020 e 2021 foram os anos de agravamento da pandemia. De fato, houve uma série de situações em relação a pandemia que dificultou o Orçamento Popular mas houve um rearrange e tudo que se fez nesse rearrange é o que chegou às secretarias e nós estamos dando cerimônia. O que a Prefeitura está executando é aquilo que foi decidido pelos próprios conselheiros.  Lembrando que o Orçamento Popular é como se fosse uma fatia dentro do orçamento do município em que as comunidades apontam as obras. Pode alguma obra ter ficado de fora? se ficou foi porque na reunião com os conselheiros, alguma obra entrou e alguma obra saiu, porque a limitação do Orçamento é de 22 milhões”, explicou.  

A demanda apresentada pelo líder do assentamento 13 de março II, Francisco Jussiê, foi a perfuração de um poço. Em uma reunião feita com a comunidade, ficou decidido que esta era a prioridade dos moradores, que sofrem com a carência de água. Para o representante, o momento é oportuno para a garantia de seus direitos. 

“A importância para nós, da zona rural Sudeste de Teresina, é obtermos os nossos benefícios para as nossas comunidades. Nós do assentamento 13 de março II, é a primeira vez que participamos do Orçamento Popular de Teresina. E o nosso pedido foi água, um poço no valor de R$ 90 mil e estamos esperando ser implantado esse ano pela Prefeitura Municipal de Teresina”, disse.

Para o ano de 2023, o secretário James Guerra, afirmou que está previsto um orçamento maior para a execução das obras. Segundo o gestor, uma nova reunião será marcada com as autoridades para discutir os projetos.

" A relação de hoje é 2022 com execução em 2023. Tão logo a gente encerra essa reunião, nós vamos estar dando seguimento a uma reunião que a gente vai fazer sobre o ano de 2023, cuja as obras serão executadas em 2024. Isso já está previsto, é um orçamento maior do que 22 milhões e com relação em 2024, só quando houver o orçamento de 2024. Hoje é como se fosse uma primeira etapa, relacionada com 2022 e a gente acredita que daqui a uns dois meses vamos está fazendo um evento relacionado com o ano de 2023”, afirmou

Facebook
Veja também