Rafael será fundamental para decidir pré-candidato do PT, diz Fábio Novo
De acordo com o deputado, o governador petista tem uma opinião de peso dentro da sigla diante da sua movimentação política e seu desempenho à frente do Estado.
O deputado estadual Fábio Novo (PT) exaltou nessa quarta-feira (03) a importância do posicionamento do governador do Estado, Rafael Fonteles, no processo de escolha do pré-candidato petista para a disputa pela prefeitura de Teresina em 2024. Contudo, o líder do governo na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), foi cauteloso ao afirmar que é preciso haver um consenso entre o partido que ainda deve avaliar possível aliança com o MDB.
De acordo com o deputado, o governador petista tem uma opinião de peso dentro da sigla diante da sua movimentação política e seu desempenho à frente do Estado.
“Isso precisa ser combinado com o partido também, é claro que o governador Rafael mantendo os indicies de aprovação que ele tem hoje, ele será uma peça fundamental no processo sucessório. É preciso que a gente avalie isso com muito carinho, discutir e eu acho que os nomes que estão postos do PT devem continuar fazendo sua discussão com a sociedade”, explica.
Fábio Novo ainda afirmou que um critério primordial para a escolha do pré-candidato do PT será o apelo popular. “No momento certo temos que levar em consideração que ninguém é candidato de si, precisa saber se a população deseja essa candidatura, se sim é preciso trabalhar em consonância com o partido, com outras forças políticas e com o governador”, explana.
Questionado se o PT poderia aliar-se ao MDB com o objetivo de lançar apenas um candidato, Fábio Novo não descartou a possibilidade, contudo destacou que é preciso resolver pendências internas para depois iniciar essas tratativas.
O parlamentar também pontuou que, se necessário for, o PT também pode se aliar a forças políticas de oposição que possuam um plano de reestruturação da capital. Nos bastidores da política há especulações de diálogos dos petistas com a deputada do Progressistas, Bárbara do Firmino, cotada para a disputa em 2024. Apesar de admitir que entraria em diálogo com os petistas, a parlamentar garante que permanece no PP.
“Primeiro acho que cada partido tem que resolver sua situação, o PT tem que resolver internamente quem é seu nome, depois aí sim será o momento de intensificar as conversas com outras forças políticas, de preferência quem é da base do governo, mas se tiver oportunidade também de trazer outros setores que sejam da oposição, uma proposta que possa reestruturar e reconstruir a cidade de Teresina, diante da gestão ruim, trabalhar também essas forças”, pontua.
Teresina
Piauí
Fábio Novo
Partido dos Trabalhadores - PT
Movimento Democrático Brasileiro - MDB
Eleições 2024
PSD quer estar na chapa majoritária do governo em 2026, diz Júlio César
Apesar dos números que credenciam o partido para a vaga, Júlio César destacou também a importância do bom relacionamento da sigla com o governador Rafael Fonteles e demais legendas da base.Marden Menezes quer audiência sobre proibição de uso de celular nas escolas do Piauí
O parlamentar convidou para participar da discussão o Conselho Estadual de Psicologia, Secretaria Estadual de Educação, Conselho Estadual de Educação, entre outros.Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários.Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa.Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir