PF resgata trabalhadora doméstica escravizada por 30 anos em Teresina
De acordo com a Polícia Federal, o MPT recebeu uma denúncia e acionou a equipe policial.
Nesta quinta-feira (15), a Polícia Federal em ação conjunta com auditores fiscais do trabalho com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e com o Ministério Público do Trabalho (MPT), resgataram uma trabalhadora doméstica em condições análogas à de escravo, há cerca de 30 anos em Teresina.
De acordo com a Polícia Federal, o MPT recebeu uma denúncia e acionou a equipe policial para a realização da operação, que constatou a situação de submissão a trabalho em jornadas exaustivas, vulnerabilidades socioeconômicas e ausência de formalização do veículo empregatício e de pagamento de salários e demais direitos trabalhistas como férias e folgas.

A PF afirma que essas condutas violam a dignidade da pessoa humana e desrespeitam direitos básicos conquistados pelos trabalhadores ao longo do tempo.
Segundo a esfera de competência de cada órgão, foram lavrados autos de infração para o responsável, regularização e pagamento das obrigações trabalhistas, sem olvidar de indenização por danos morais.
Ainda de acordo com a Polícia Federal, foram feitas entrevistas e colhido o depoimento da trabalhadora, que atestaram ao longo do vínculo empregatício e o isolamento social da vítima, para instruir os procedimentos criminais instaurados para apurar o cometimento de delito de redução à condição análoga à de escravo, previsto no art. 149 do Código Penal.
A polícia destaca que a vítima foi informada sobre as condições à qual estava sendo submetida e levada para um abrigo no capital.
Teresina
Piauí
Ministério Público Federal - MPF
Polícia Federal
Ministério Público do Trabalho
Teresina
Acusado de matar homem a facadas é condenado a 16 anos de prisão em Teresina
Conforme a denúncia do Ministério Público, o acusado matou a vítima, pois estava inconformado com a cobrança da dívida de um boné.Criminoso é morto a tiros em praça na zona Leste de Teresina
A principal suspeita é de que o jovem estava realizando um assalto e um policial reagiu, atingindo o suspeito.Denarc prende suspeitos de integrar facção em operação no Alto da Ressurreição
A ação ocorreu em um prédio abandonado conhecido como “Laje” e tem como objetivo o combate ao tráfico de drogas.PRF apreende carga com 38,01 m³ de madeira ilegal na BR-316 em Picos
A ação ocorreu durante uma fiscalização de rotina na BR-316, no km 294 da rodovia.PF prende homem com celulares e tablets sem nota fiscal no Aeroporto de Teresina
O suspeito foi encaminhado a sede da PF, mas, após os procedimentos cabíveis, foi posto em liberdade mediante pagamento de fiança.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir