Viagora

Washington Bandeira apresenta balanço de ações da Seduc

O secretário afirma que a reunião foi uma oportunidade de prestar contas sobre as ações realizadas pela gestão à frente da pasta.

Nessa sexta-feira (23), o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, apresentou ao Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI), o balanço de ações da pasta nestes primeiros seis meses de gestão. A apresentação aconteceu durante uma reunião online do Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Piauí (GAEPE-PI).

Foto: Letícia Dutra/ViagoraWashington Bandeira
Washington Bandeira

De acordo com a Seduc, o gabinete é uma instância de diálogo e cooperação entre o setor público e a sociedade civil, envolvidos na política pública educacional, com o objetivo de fomentar ações articuladas e pactuadas para a garantia do direito à educação, com atuação capaz de induzir ágeis e eficazes no enfrentamento aos desafios da educação.

O secretário afirma que a reunião foi uma oportunidade de prestar contas sobre as ações realizadas pela gestão à frente da pasta, proporcionando uma visão estratégica e de orientação para o futuro quanto às metas estabelecidas em curto, médio e longo prazos.

“São várias ações estratégicas alinhadas com o Plano de Governo do Governador Rafael Fonteles, que foi formalizando por meio de um planejamento estratégico e com a criação do Escritório de Projetos, que vai monitorar a construção e a execução de todas essas ações”, comentou Bandeira.

Washington diz que o lançamento do programa Acelera Seduc, que engloba os projetos “Ser Integral faz Diferença”, “Recomposição da Aprendizagem” e “Seduc Tec”, dentre outros.  O “Ser Integral Faz Diferença”, por exemplo, promoverá a universalização das escolas de Tempo Integral até 2025 com o objetivo de ampliar o tempo de permanência dos estudantes na escola, proporcionando melhores condições de aprimorar o ensino e a aprendizagem.

“Recentemente estivemos em reunião com o Ministério da Educação (MEC), em Brasília, na presença do Ministro Camilo Santana, para alinhar uma parceria com o Governo Federal exatamente para fortalecer as estratégias conjuntas para essa implementação do Tempo Integral, que já é um projeto que está em andamento no Piauí”, frisou.

Durante a reunião, o gestor foi o Pacto pela Educação que instituiu o Sistema Estadual de Educação e é um acordo entre Estado e Municípios piauienses. A ação visa fortalecer o Regime de Colaboração por meio de diálogos permanentes, ações conjuntas coordenadas, articuladas e voltadas para a melhoria dos indicadores educacionais, potencializando a capacidade de cada ente.

Facebook
Veja também