GCM de Teresina deflagra Operação Calçada Livre no Grande Dirceu
De acordo com Prefeitura Municipal de Teresina (PMT) o reforço na fiscalização contra a obstrução de passeios públicos tem o objetivo de promover melhores condições de mobilidade para os pedestres.
Na manhã dessa sexta-feira (21), foi iniciada a Operação Calçada Livre, que percorreu algumas vias da zona Sudeste de Teresina para coibir a ocupação ilegal dos passeios públicos.
De acordo com Prefeitura Municipal de Teresina (PMT) o reforço na fiscalização contra a obstrução de passeios públicos tem o objetivo de promover melhores condições de mobilidade para os pedestres. A ação é conduzida pela Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Sudeste I e conta com o apoio da Guarda Municipal.
Vani Queiroz, superintendente da SAAD/Sudeste I, explicou que a iniciativa busca conscientizar a população sobre a importância de desobstruir as calçadas, especialmente para garantir a acessibilidade de idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida.
“Hoje foi apenas uma medida educativa, porém a maioria dos comerciantes entenderam o nosso propósito e liberaram as calçadas por conta própria. Vamos tentar educar os comerciantes, porém se for preciso, nossos fiscais já foram orientados a multar aqueles que insistem em desobedecer às normas do Código de Postura do Município de Teresina”, disse Vani Queiroz.
Segundo a prefeitura, na operação, 180 estabelecimentos comerciais foram notificados por estarem prejudicando o direito de ir e vir dos pedestres. A ação teve caráter educativo, e a maioria dos comerciantes compreendeu o propósito da iniciativa e liberou as calçadas por conta própria.
Vani Queiroz ressaltou que o objetivo principal é a conscientização dos comerciantes, mas, se necessário, os fiscais foram orientados a aplicar multas nos estabelecimentos que persistirem na desobstrução das calçadas, infringindo as normas do Código de Postura do Município de Teresina.
A medida prevê o recolhimento dos objetos colocados de forma irregular nas calçadas, e os responsáveis estão sujeitos a multas que variam entre R$ 202,94 e R$ 2.029,38. As ações de advertência e multa estão amparadas pelas leis 4.522, de 07 de março de 2014, e 3.610, de 11 de janeiro de 2007.
Teresina
Piauí
Guarda Civil Municipal de Teresina - GCM
Prefeitura de Teresina
Operação Policial
Homem morre em acidente de motocicleta na PI 477 em Pedro II
Segundo informações preliminares, a vítima colidiu contra o meio-fio e caiu em um barranco na madrugada deste domingo (24).Suspeito de tentativa de homicídio no Piauí é preso durante operação em São Paulo
Segundo a Polícia Civil, a Operação Lembrados visa a identificação e o cumprimento de mandados de prisão pendentes, principalmente aqueles de crimes violentos.Motociclista morre em colisão contra ônibus em Monsenhor Gil
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente foi registrado por volta das 18h desse sábado (23) na BR 316.Homem é executado a tiros após ter casa invadida em Luís Correia
O crime aconteceu na madrugada deste domingo (24) no povoado Lagoa do Sobradinho e foi presenciado por uma criança.Colisão entre ônibus e carro deixa homem morto na BR 343 em Piracuruca
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), outras duas pessoas ficaram feridas na colisão registrada na madrugada deste domingo (24).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir