Viagora

Rafael assina acordos com a Comunidade Intermunicipal de Portugal

Os acordos visam promover e fortalecer as relações entre o Piauí e Portugal nas áreas de gestão, educação, economia, turismo, cultura, tecnologia, mar e pesca, e energias renováveis.

Nesta segunda-feira (24), o governador Rafael Fonteles (PT) assinou acordos de cooperação com a Comunidade Intermunicipal do Oeste de Portugal (Oeste CIM), a qual é formada por 12 cidades portuguesas. Os acordos visam promover e fortalecer as relações entre o Piauí e Portugal nas áreas de gestão, educação, economia, turismo, cultura, tecnologia, mar e pesca, energias renováveis e desenvolvimento sustentável.

Durante a reunião, o primeiro acordo ficou estabelecido que o Piauí e a Oeste CIM devem incentivar a cooperação econômica, facilitando o comércio e investimentos; promover intercâmbios e programas de turismo; fomentar trocas culturais; compartilhar conhecimentos e experiências voltadas à transformação digital; colaborar com o desenvolvimento sustentável e discutir a implementação de políticas públicas.

Foto: Divulgação/Governo do PiauíRafael assina acordos com a Comunidade Intermunicipal de Portugal
Rafael assina acordos com a Comunidade Intermunicipal de Portugal

“A cooperação é fundamental para o desenvolvimento de diversas áreas, especialmente as de transição energética, governo digital e economia do mar. Acreditamos que essa parceria vai gerar bons frutos ao Piauí, pois são setores valorizados tanto por nós quanto pelos portugueses”, disse o governador.

O segundo acordo assinado conta com a participação do Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar de Portugal (For-Mar), que busca potencializar o trabalho que será realizado na Escola do Mar, em Luís Correia, que ofertará cursos técnicos profissionalizantes votados à economia do mar. A cooperação quer desenvolver a educação profissional e tecnologia na área, estimulando pesquisas cientificas e empreendedorismo.

De acordo com o secretário de Educação, Washington Bandeira, a Escola do Mar tem previsão de inauguração no início de 2024. “Teremos a primeira escola de referência em economia do mar no Piauí. Por si só, ela já será fundamental para a região, mas terá o seu trabalho potencializado ainda mais com essa parceria que assinamos. Teremos acesso a toda a inteligência, tecnologia e experiências da For-Mar para a execução dos cursos e qualificação dos nossos professores”, contou.

Conforme o Governo do Piauí, um memorando de Entendimento (MoU) também foi assinado, desta vez, em parceria com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa. O acordo busca criar um ecossistema de desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental, impulsionado pela dupla transição verde e digital. A partir de metodologias inovadoras, o MoU quer assegurar a qualidade de vida e bem-estar dos cidadãos ao mesmo tempo em que promove uma economia descarbonizada.

“Há muitas informações que podemos compartilhar e projetos a desenvolver em conjunto com o Piauí. Todos têm a ganhar com esses acordos, onde a nossa prioridade é melhorar a vida dos nossos cidadãos”, destacou o presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste de Portugal, Pedro Folgado.

Facebook
Veja também