Promotora investiga ex-presidente da Câmara de Dom Expedido Lopes
A portaria foi publicada nessa quarta-feira (26), no Diário Eletrônico do Ministério Público do Estado (MPPI).
A promotora Micheline Ramalho Serejo da Silva, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Picos, instaurou inquérito civil objetivando apurar as irregularidades na Prestação de Contas da Câmara Municipal de Dom Expedito Lopes-PI, que a época tinha como presidente o vereador Francisco de Assis Marcolino Dantas, referente ao exercício financeiro de 2019. A portaria foi publicada nessa quarta-feira (26), no Diário Eletrônico do Ministério Público do Estado (MPPI).
A representante do órgão ministerial fundamentou o inquérito considerando o Procedimento Preparatório, que tinha o objetivo de apurar os fatos, e extrapolou seu prazo de tramitação, surgindo a necessidade de continuar investigando as irregularidades.
“Considerando que é função institucional do Ministério Público a defesa da ordem jurídica e dos interesses sociais (CF, art. 17), aí incluídos a defesa dos Princípios da Impessoalidade e da Publicidade (CF, art. 37, caput)”, destaca em trecho da portaria.
A promotora requer que no prazo de 15 dias o presidente da Câmara Municipal Francisco de Assis preste esclarecimentos sobre o pagamento de multa pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) “se houve ou ainda não resta quitada, tendo em vista a inaplicabilidade da prerrogativa de insuficiência financeira”, como consta no MPPI.
Outro lado
O Viagora o vereador para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria o prefeito não foi localizado. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.
Dom Expedito Lopes
Piauí
Tribunal de Contas do Estado do Piauí - TCE-PI
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
"Iremos fazer uma oposição com responsabilidade", diz Dudu sobre gestão de Sílvio
O parlamentar ainda comentou sobre a reforma administrativa que foi aprovada na última semana na Câmara de Teresina.Assembleia Legislativa do Piauí votou 786 matérias no ano de 2024
Além das matérias legislativas, a Alepi informou que realizou ações que envolveram jovens, animais e entidades da sociedade civil.Vamos trabalhar junto com Sílvio fazendo parcerias administrativas, diz Rafael
O governador ressaltou a importância de trabalhar de forma integrada com Sílvio Mendes visando proporcionar políticas públicas de relevância para os teresinenses.Pedro Alcântara diz que recorreu da decisão que desaprovou suas contas eleitorais
Segundo o jornalista, o julgamento do recurso apresentado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deve ocorrer até o dia 02 de março e o relator designado foi o Dr. Nazareno.Enzo Samuel diz que vai dialogar com todos os partidos sobre eleição da Câmara
O parlamentar também falou sobre o Partido dos Trabalhadores (PT) que manifestou seu interesse em reivindicar o nome de Deolindo Moura para a vice-presidência da Casa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir