Promotor quer nulidade dos votos da chapa de vereadores do Republicanos de Piripiri
A ação foi ajuizada pelo promotor Márcio Giorgi Carcará Rocha por suposta fraude à cota de gênero.
O promotor de Justiça Eleitoral, Márcio Giorgi Carcará Rocha, ajuizou ação de investigação judicial eleitoral em face de 12 integrantes da chapa de vereadores do Republicanos de Piripiri nas eleições de 2024, com o objetivo de investigar suposta fraude à cota de gênero e desvirtuamento de política afirmativa de participação feminina.
Os alvos da investigação são os candidatos Cintia Andreia de Freitas da Silva, Elisangela do Nascimento Sousa, Erland de Souza, Antonio Francisco da Silva Teixeira, Mairan Gonçalves da Silva, Janete Mendes do Amaral, Francisco Gomes Damasceno, Fabiano Gomes de Freitas, Fabiano Gomes de Freitas, Francisco Helton Araújo Emiliano, Luis Gonzaga Coelho de Sousa e Edilson Sousa Lustosa.
O Ministério Público Eleitoral requereu a inelegibilidade dos candidatos que praticaram ou anuíram com a conduta, além de solicitar a nulidade dos votos conquistados pelo partido ou federação. Com esta medida, também será necessário fazer a recontagem dos quocientes eleitoral e partidário.
Investigação de candidaturas fictícias
De acordo com a Promotoria da 11ª Zona Eleitoral em Piripiri, foram identificadas duas candidaturas femininas, da Cíntia Andréia de Freitas da Silva e Elisangela do Nascimento Sousa, que foram registradas apenas para cumprir a cota mínima de 30% imposta pela legislação para a participação das mulheres no pleito eleitoral.
Em análise aos sites e redes sociais das candidatas, o órgão ministerial averiguou que não havia sequer divulgação da campanha e propaganda eleitoral nas plataformas digitais.
Ademais, não foi registrado movimentação financeira relevante e nem atos efetivos de campanha. Diante disso, as candidatas obtiveram votação inexpressiva, Cíntia Andreia de Freitas da Silva com 11 votos e Elisangela do Nascimento Sousa com 7 votos.
Em razão disso, o promotor requereu que os envolvidos sejam notificados e que a justiça aplique as sanções legais cabíveis. Independentemente da participação, ciência ou anuência, o representante também solicitou a cassação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários da legenda e dos diplomas dos referidos candidatos.
Outro lado
O Viagora procurou os 12 candidatos sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria eles não foram localizados.
TCE bloqueia novamente contas da Prefeitura de Teresina
A decisão liminar foi proferida nesta segunda-feira (23) pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), conselheiro Kennedy Barros."Iremos fazer uma oposição com responsabilidade", diz Dudu sobre gestão de Sílvio
O parlamentar ainda comentou sobre a reforma administrativa que foi aprovada na última semana na Câmara de Teresina.Assembleia Legislativa do Piauí votou 786 matérias no ano de 2024
Além das matérias legislativas, a Alepi informou que realizou ações que envolveram jovens, animais e entidades da sociedade civil.Vamos trabalhar junto com Sílvio fazendo parcerias administrativas, diz Rafael
O governador ressaltou a importância de trabalhar de forma integrada com Sílvio Mendes visando proporcionar políticas públicas de relevância para os teresinenses.Pedro Alcântara diz que recorreu da decisão que desaprovou suas contas eleitorais
Segundo o jornalista, o julgamento do recurso apresentado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deve ocorrer até o dia 02 de março e o relator designado foi o Dr. Nazareno.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir