Piauí registra três focos de peste suína clássica em São José do Divino
De acordo com a Sada, os 30 suínos que estavam contaminados foram sacrificados e a propriedade foi interditada.
A Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), confirmou três focos de Peste Suína Clássica (PSC) no município de São José do Divino, no norte do estado.
Diante desse cenário, uma equipe de fiscais e médicos veterinários forma enviados para adotar medidas conforme o Plano de Contingência da doença e a legislação de defesa sanitária animal. A Sada também está preparando um plano de vacinação contra a doença no estado.
Idílio Moura, gerente de Defesa Animal da Adapi, explicou que os focos ocorreram em criatórios de subsistência, com animais criados de forma extensiva. Os suínos apresentaram sintomas como conjuntivite, febre e alta mortalidade.
A propriedade foi interditada pela Adapi, além disso foi promovido o sacrifício sanitário de 30 animais e a destruição em ambiente apropriado, conforme o gerente.
"Todos os animais das propriedades com foco foram eliminados, totalizando 30 suínos, destruídos e enterrados em uma vala com profundidade adequada", disse Idílio.
A Adapi destacou que serão intensificadas as ações de vigilância no entorno do foco para monitorar e acompanhar qualquer suspeita compatível com doenças hemorrágicas do suíno, além de ações de educação, comunicação e fiscalização do controle de trânsito de suínos.
Orientações
O Piauí está entre os estados brasileiros considerados área não livre de Peste Suína Clássica (PSC). Desde 2019, foram diagnosticados 35 focos da doença no estado, concentrados principalmente na região norte.
Os criadores foram orientados a comunicar à Adapi qualquer suspeita da doença, como mortalidade dos suínos, febre, conjuntivite, diarreia ou vômito. Também foi recomendado adquirir animais apenas de origem conhecida, por meio de Guia de Trânsito Animal (GTA), e evitar a compra de animais de feiras não controladas pela Agência de Defesa Agropecuária.
"Nosso objetivo é controlar e erradicar a doença no território piauiense. Os criadores que tiveram seus animais sacrificados serão indenizados pelo Governo do Piauí", destacou Fábio Abreu, secretário da Sada.
São José do Divino
Piauí
Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada)
Secretaria do Meio Ambiente lança 20ª fase da Operação Cerrado Vivo no Piauí
Segundo o diretor de Fiscalização Ambiental da Semarh, Major Denio Marinho, a operação foi articulada após vários alertas disparados via satélite que indicavam áreas sendo desmatadas no sul do estado.Teresina e Parnaíba recebem sistema de videomonitoramento avaliado em 31 milhões
O investimento, autorizado pelo senador Marcelo Castro por meio da Comissão de Segurança Pública do Congresso Nacional, visa fortalecer a segurança públicaProerd forma mais de 240 crianças no Sesc Cajuína em Teresina
Segundo o Governo do Piauí, o projeto é realizado pela Polícia Militar do Piauí (PM-PI), por meio do Comando de Polícia Comunitária(CPCOM).Prefeitura de Teresina tem débito de R$ 800 milhões, revela Marco Antônio Ayres
O engenheiro e futuro secretário de planejamento evidenciou que os débitos são relativos a fornecedores contratados para diversos serviços.Bombeiros e carteiros lançam Campanha Papai Noel dos Correios 2024 no Piauí
O prazo para adoção das cartinhas segue até dia 15 de dezembro, segundo os Correios.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir