Deccoterc apreende balanças falsificadas em mercados de Teresina
As balanças recolhidas são consideradas impróprias para uso em estabelecimentos comerciais por não conter modelo de aprovação do INMETRO
Em uma operação conjunta na última terça-feira (4), fiscais do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) e policiais da Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo (Deccoterc) apreenderam 30 balanças falsificadas nos mercados do Mafuá, São Joaquim e do centro de Teresina. A ação faz parte de uma fiscalização contínua contra o uso de balanças importadas e não certificadas.
As balanças apreendidas foram consideradas impróprias para uso comercial, pois não possuem o modelo de aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Com isso, os comerciantes que utilizavam essas balanças foram autuados e os instrumentos de pesagem removidos dos estabelecimentos, visando proteger o consumidor de possíveis fraudes durante as compras.
Patrícia Leal, diretora-geral do Imepi, ressaltou a importância do combate ao uso de balanças piratas e detalhou os esforços contínuos do órgão para intensificar as fiscalizações em diversas regiões do Piauí. "Nossas fiscalizações acontecem rotineiramente. Todos os dias, fiscais do Imepi estão nas ruas de Teresina e também do interior, com o objetivo de retirar de circulação esses produtos falsificados. Temos recebido também o apoio dos agentes da Deccoterc para garantir que as fiscalizações possam seguir seu pleno funcionamento, com mais agilidade e segurança", destacou a diretora.
O Imepi reforça a importância da regularização dos instrumentos de pesagem pelos comerciantes, alertando para os riscos que balanças não certificadas representam tanto para os consumidores quanto para os próprios estabelecimentos. A entidade destaca que a utilização de balanças certificadas pelo Inmetro garante precisão nas medições e, consequentemente, transações comerciais justas e transparentes.
-
Força Integrada de Segurança divulga balanço de ações em 2024 no Piauí
De acordo com a secretaria, a FEISP intensificou suas ações em diversas regiões. -
FICCO prende seis foragidos da justiça em Teresina e Altos
De acordo com a FICCO, um dos capturados é acusado, junto com o filho que atualmente está preso, de assassinar um homem, em 2023. -
Estudante de medicina é preso suspeito de extorsão em Teresina
Segundo informações da Polícia Militar do Piauí, a ação ocorreu na tarde dessa sexta (20). -
Bombeiros Militares têm quase mil atendimentos a mais em 2024 no Piauí
De acordo com o CBMEPI, de janeiro a dezembro, foram registrados mais de quatro mil ocorrências por todo o estado -
Sejus intensifica vistorias com cães farejadores em presídios de Teresina
A ação ocorreu nessa quarta-feira (18), na Penitenciária Prof. José de Ribamar Leite, a Antiga Casa de Custódia.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir