Rafael destaca políticas públicas para a primeira infância em evento no TCE
O governador participou da abertura do Curso Executivo em Políticas de Primeira Infância, que visa ao fortalecimento das ações para esse público.
Na manhã desta segunda-feira (16), o governador do Piauí, Rafael Fonteles, participou da abertura do Curso Executivo em Políticas de Primeira Infância, promovido pela Escola de Gestão e Controle do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). O evento, voltado para gestores estaduais, busca o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a primeira infância no Estado.
Em seu discurso, Fonteles reforçou que essa área é uma das prioridades de sua gestão, com foco no desenvolvimento integral das crianças. "Queremos qualificar cada vez mais os gestores estaduais e, em seguida, capacitar os municipais. Dessa forma, fortaleceremos a colaboração entre os entes, para que as crianças sejam melhor assistidas desde a gestação até os seis anos, utilizando práticas como consultas pré-natais, alfabetização na idade certa e creche em tempo integral", explicou o governador.
O curso, que tem duração de 30 horas e se estenderá até o dia 27 de setembro, foi articulado pelo Pacto pelas Crianças do Piauí e realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a Àra Educação e a Fundação Van Leer. A capacitação, além de abordar os desafios específicos da primeira infância, visa equipar os gestores com ferramentas para promover políticas públicas mais eficientes e eficazes.
Durante sua fala, Fonteles ressaltou o impacto positivo que os investimentos na primeira infância têm em diferentes áreas da sociedade. "Investir nesse período é investir simultaneamente em educação, saúde, segurança e qualificação profissional. Isso impacta positivamente todos os setores e no futuro de todos", frisou o governador, destacando que o cuidado integral às crianças representa o melhor custo-benefício para o desenvolvimento social.
A primeira-dama e coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, também participou do evento e destacou que a próxima edição do curso será voltada aos gestores municipais, responsáveis pela execução das políticas nas cidades. "Capacitar os gestores municipais é essencial para garantir que essas políticas sejam implementadas com eficácia em todas as regiões do Piauí", explicou Isabel.
Isabel Fonteles pontuou algumas conquistas na área de primeira infância, como a reforma e ampliação do Lar da Criança Maria João de Deus, que será inaugurado em breve, e o projeto Carretinha da Saúde, que oferece serviços médicos e odontológicos às crianças em diversas regiões do Estado. Ela também mencionou os avanços no Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), que busca melhorar a alfabetização das crianças no tempo adequado, além dos investimentos em creches e no acolhimento familiar de crianças em situação de vulnerabilidade.
"Estamos ampliando as vagas em creches, investindo em kits de mobília e fazendo a regionalização do acolhimento familiar para crianças que são vítimas de violência. São ações que reforçam o nosso compromisso com o bem-estar e o futuro das crianças piauienses", afirmou Isabel.
Alexis Vargas, gerente de projetos da Fundação Getúlio Vargas, enfatizou a relevância de desenvolver políticas públicas voltadas à primeira infância, destacando o impacto que elas têm no futuro das crianças e na redução das desigualdades. "As políticas para a primeira infância são as ações que mais quebram ciclos de pobreza e desigualdade. O que afeta o desenvolvimento das crianças nos primeiros seis anos de vida afeta o desenvolvimento delas para toda a vida", explicou Vargas, acrescentando que cuidar bem das crianças nesse período garante que elas cresçam mais saudáveis, produtivas e com melhores oportunidades.
Segundo o governo do Estadual, o curso conta com 38 participantes, incluindo representantes dos Poderes Legislativo e Judiciário, lideranças executivas estaduais e federais, além de membros da sociedade civil organizada e jornalistas. Entre os participantes do Governo do Estado, estão secretários e superintendentes das secretarias de Governo (Segov), Educação (Seduc), Saúde (Sesapi), para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e Coordenadoria de Comunicação (Ccom), entre outras.
Ministério Público realizará audiência para discutir sobre a Águas de Teresina
A audiência acontecerá no auditório da sede leste do MPPI, localizada na Avenida Lindolfo Monteiro, nº 911, Bairro de Fátima, em Teresina.Silvio Mendes vai convocar 351 profissionais aprovados em concurso da FMS
De acordo com a prefeitura, a nomeação dos profissionais será publicada ainda nesta terça-feira (14) no Diário Oficial do Município.Prefeito de Picos decreta estado de calamidade pública após enchentes
O gestor se pronunciou, através das redes sociais, sobre os impactos provocados pelas chuvas intensas e informou que um Comitê de Crise Emergencial já está trabalhando para ajudar à população.Homem morre eletrocutado após poste cair durante forte chuva em Picos
O caso aconteceu nesta terça-feira (14) devido o forte temporal que atingiu a região.Força-tarefa é montada para atender atingidos pelas chuvas em Picos
Bombeiros, Defesa Civil e Exército intensificam operações em áreas mais atingidas pelos alagamentos na cidade
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir