Desfile do Sete de Setembro reúne centenas de pessoas em Teresina
O evento aconteceu na manhã deste sábado (07), contou com mais de 900 policiais participando.
Neste sábado (07) é celebrada a Independência do Brasil. A data remonta ao grito de D. Pedro I, que deu novos rumos ao Brasil, separado de Portugal. Para comemorar, Teresina teve o tradicional Desfile do 202º Aniversário da Proclamação da Independência do Brasil, na Desfile do Dia da Independência conta com 10 mil pessoas desfilando na Avenida Marechal Castelo Branco, entre 07h e 10h da manhã.
Para o evento que contou com a presença do governador Rafael Fonteles, toda a extensão do trajeto no sentido sul-norte, e as vias adjacentes a essas serão fechadas para a realização do desfile.
De acordo com o comandante da Polícia Militar do Piauí (PM-PI), Scheiwann Lopes, o evento contou com um volume significativo de policiais, com 900 militares e 20 viaturas.
“Temos um volume significativo de policiais, tanto no desfile quanto na organização do evento, que está fazendo a segurança dentro do evento e no seu entorno. É uma festa muito grande, que a gente espera que a cada ano, se supere. Da nossa parte, é fazer o melhor para contribuir com a segurança, com a paz e a ordem, para que todos possam ir e vir nesse momento de festa”, comentou.
O evento também teve participação do Exército Brasileiro, na segurança e também no desfile. O comandante do 25º Batalhão de Caçadores, coronel Francisco Wagner Neres Freitas, destacou a história das forças armadas no Brasil, como símbolo da soberania nacional.
“É um prazer muito grande participar do evento. As forças armadas têm uma história muito rica, no cenário nacional. Na Independência do Brasil às margens do Rio Ipiranga, o jugo português foi vencido pelos brasileiros, então para o Exército Brasileiro é uma data marcante”, destacou o coronel.
Identidade nacional
O senador federal Marcelo Castro (MDB) esteve no evento e destacou a importância da identidade do povo brasileiro com seu próprio país, distanciando do “complexo de vira latas”.
“O Brasil se tornou Brasil com a sua independência, nós éramos colônia de Portugal. Então é uma data que merece ser sempre comemorada nos colégios, nas polícias, nas forças armadas, para despertar esse sentimento patriótico. Que as pessoas amem o país, tenham orgulho do país, porque infelizmente o Brasil foi criado em uma cultura de autoestima baixa. Se dizia que o brasileiro tem o espírito de vira-lata, se acha inferiorizado. Não! A gente tem que valorizar, um país maravilhoso, abençoado por Deus”, concluiu.
Themístocles Filho busca parcerias com Cônsul principal do Japão em Belém
Os representantes se reuniram nessa quinta-feira (21) e discutiram temas como educação, energias renováveis, agronegócio e intercâmbio cultural.Badespi libera mais de R$ 326 mil em investimentos para empreendedores de União
Segundo o Governo do Piauí, no setor comercial, os recursos beneficiaram empreendedores de áreas como varejo de carnes, bares, cosméticos, vestuário e produtos alimentíciosDesembargador Téssio da Silva Tôrres é eleito presidente do TRT Piauí
Os nomes dos novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região foram divulgados na última terça-feira (19).Semec abre nova fase de renovação das matrículas para 2025 na segunda
O Secretário Municipal de Educação, professor Reinaldo Ximenes informou que nesta segunda etapa o período de matrículas é de 25 a 29 de novembro.Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir