Governo Federal reconhece estado de calamidade pública em Picos
A portaria foi publicada na edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesse sábado (18), garantindo que a cidade possa ser contemplada com liberação de recursos nesse momento de vulnerabilidade.
Diante das fortes chuvas que deixaram rastros de destruição em Picos, o Governo Federal reconheceu o estado de calamidade pública no município. A portaria foi publicada na edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesse sábado (18), garantindo que a cidade possa ser contemplada com liberação de recursos nesse momento de vulnerabilidade.
O reconhecimento se deu por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, após uma equipe técnica visitar diversos bairros afetados pelas enchentes, bem como municípios próximos.
Conforme o governo, os dados colhidos na cidade referente aos danos deixados pelo temporal serão utilizados para embasar a elaboração dos planos de trabalho e ajudaram a conseguir repasses federais.
Decreto estadual
As chuvas iniciaram em 29 de dezembro de 2024, com precipitação pluviométrica de 160 mm, e se agravaram substancialmente na madrugada do dia 14 de janeiro, quando foi registrada nova precipitação de 100 mm.
Diante disso, no dia 14 deste mês, o prefeito do município, Pablo Santos, decretou estado de calamidade pública e posteriormente o governador em exercício, Themístocles Filho, também reconheceu os desastres provocados pelas chuvas, através do decreto Nº 23.531.
A cidade tem recebido ajuda humanitária de diversos municípios e o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí tem intensificado as ações em Picos.
-
Obras de pavimentação asfáltica na PI-115 em José de Freitas iniciam na segunda
A obra possui R$ 14 milhões de investimentos, oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Fábio Abreu, atual secretário de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária do Piauí. -
Secult abre renovação de matrículas na Escola de Música em Teresina dia 27 de janeiro
A rematrícula deve ser feita presencialmente na secretaria da instituição, no Centro de Artesanato Mestre Dezinho (1º andar). -
Tribunal de Justiça inicia tratativas para instalação do Justo Acesso em Bocaina
O juiz auxiliar da Presidência e coordenador do Programa Justo Acesso, Luiz de Moura Correia, se reuniu com o prefeito de Bocaina, Guilherme Portela, para discutir sobre a iniciativa. -
Hospital de Bom Jesus registra mais de 600 cirurgias ortopédicas em 2024
Segundo a Sesapi, foram realizadas 615 cirurgias ortopédicas e 1.936 consultas e avaliações médicas desde a implantação do serviço. -
Ministério Público discute ações emergenciais para vítimas das enchentes em Picos
A audiência pública sobre o assunto aconteceu nessa sexta-feira (17).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir