Hospital Infantil Lucídio Portella vira referência nacional no tratamento da AME
O hospital foi o primeiro do país a administrar o Zolgensma pelo SUS, garantindo acesso a terapia de alto custo.
O Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP), em Teresina, no Piauí, se tornou referência nacional no tratamento de Atrofia Muscular Espinhal (AME), uma doença genética rara que afeta a musculatura e funções vitais.
Conforme o HILP, a unidade foi a primeira do Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil a administrar o Zolgensma, terapia genética considerada a mais inovadora para a AME tipo 1. Desde sua habilitação, o medicamento já foi aplicado em três pacientes, garantindo acesso a um tratamento de alto custo. “O hospital não apenas realizou a primeira aplicação do medicamento pelo SUS, mas também vem consolidando sua expertise no manejo da AME, servindo como referência técnica para outras unidades de saúde pública”, afirmou Leiva Moura, diretora-médica do HILP.

A ampliação do tratamento no Sistema Único de Saúde tem sido uma prioridade do Ministério da Saúde, com o HILP auxiliando na capacitação de equipes de outros hospitais credenciados no país. Além do Zolgensma, o SUS oferece outros medicamentos para a AME, como nusinersena (Spinraza) e risdiplam (Evrysdi), fortalecendo o atendimento a pacientes com a doença.
De acordo com estimativas da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), entre 4 e 10 casos de AME ocorrem a cada 100 mil nascidos vivos. A incorporação do tratamento no SUS representa um avanço na medicina pública, garantindo mais qualidade de vida para as crianças diagnosticadas com a doença.
-
Hospital do Dirceu amplia exames de tomografia e melhora atendimento em Teresina
A unidade de saúde passou de 30 para 500 exames mensais, beneficiando paciente da rede municipal da capital. -
Quase 12 mil vacinas foram aplicadas no posto do Teresina Shopping
De acordo com a Fundação, apenas nos três primeiros meses de 2025, foram aplicadas 11.264 doses -
Ponte Estaiada ganha iluminação vermelha contra a tuberculose em Teresina
Conforme a prefeitura, a ação integra a programação do Dia Mundial de Combate à Tuberculose. -
Piauí recebe 21 novas ambulâncias para ampliar a frota do SAMU
A medida visa modernizar a frota e ampliar a capacidade de atendimento de urgência em diversos municípios do estado. -
Ministério da Saúde destina 21 novas ambulâncias para o SAMU no Piauí
Conforme o Governo do Estado, os veículos fazem parte de um lote de 156 unidades que serão distribuídas para 15 estados, beneficiando 96 municípios.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir