Viagora

Piauí recebe 21 novas ambulâncias para ampliar a frota do SAMU

A medida visa modernizar a frota e ampliar a capacidade de atendimento de urgência em diversos municípios do estado.

O Ministério da Saúde entregou, nesta quinta-feira (27), em Brasília, 156 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para 15 estados, beneficiando 96 municípios, com 21 veículos destinados ao Piauí.

A medida visa modernizar a frota e ampliar a capacidade de atendimento de urgência em diversos municípios do estado, como Alto Longá, Baixa Grande do Ribeiro, Campo Alegre do Fidalgo, Capitão Gervásio Oliveira, Caraúbas do Piauí, Caridade do Piauí, Caxingó, Curral Novo do Piauí, Curralinhos, Dom Expedito Lopes, Fronteiras, Jacobina do Piauí, Marcolândia, Matias Olímpio, Morro Cabeça no Tempo, São Braz do Piauí, São João do Arraial, São Lourenço do Piauí, São Miguel da Baixa Grande e Vera Mendes.

Foto: Divulgação/ AscomPiauí recebe 21 novas ambulâncias
Piauí recebe 21 novas ambulâncias

De acordo com Dirceu Campêlo, superintendente da Rede de Alta e Média Complexidade da Sesapi, essa renovação faz parte da política de universalização do SAMU e contribui para a melhoria dos serviços. "De janeiro de 2025 até agora, foram 67 ambulâncias entregues ao estado, que integra a política de universalização do Samu", afirmou Campêlo.

Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), as novas ambulâncias serão utilizadas no atendimento de emergências clínicas, obstétricas, acidentes de trânsito e atendimentos a vítimas de violência. Para a coordenadora do SAMU Estadual, Christianne Rocha, a ampliação é fundamental, especialmente para o interior do estado.

O ministro Alexandre Padilha destacou a parceria entre o Governo Federal e o Governo do Piauí e reforçou a importância de continuar investindo na saúde pública. ”O SAMU é mais um passo dessa parceria, mas ainda há muito mais para fortalecer a saúde do Piauí”, completou.

Além da entrega, os gestores municipais podem solicitar novos veículos por meio da edição 2025 do PAC Seleções da Saúde. As inscrições seguem abertas até o dia 31 de março, e, nesta etapa, 1,5 mil ambulâncias serão distribuídas em todo o país.

Facebook
Veja também