Sementes serão entregues aos agricultores familiares de 24 cidades do Piauí
As sementes são disponibilizadas anualmente com o objetivo de aumentar a produtividade e reduzir os custos, subsidiando os agricultores familiares.Nesta sexta (24), a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) fará a entrega de sementes de feijão e milho para agricultores familiares de 24 municípios do Território Chapada das Mangabeiras.
A solenidade simbólica da entrega será realizada durante a plenária territorial que deve eleger e empossar a nova diretoria do Conselho Territorial da Chapada da Mangabeiras, na Câmara dos Vereadores de Bom Jesus, a partir das 8h30.
A partir de recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), serão entregues 9.600 kg de sementes de feijão e 9.600 kg de sementes de milho, em um investimento que soma R$ 253.632.
Os 102 novos conselheiros que são representantes do poder público, da sociedade civil e da iniciativa privada que foram escolhidos pelos 24 municípios comtemplados pelo SAF.
A SAF tem acompanhado a implementação de políticas nos territórios por meio dos agentes territoriais distribuídos pelos 12 territórios de desenvolvimento do Piauí.
Segundo a superintendente de Ações Afirmativas e Organização Social da SAF, Márcia Mendes, o conselho é importante por alinhar as demandas da população com as políticas implementadas pelo Estado.
“O conselho é importante porque ele é parte da política de planejamento territorial. É uma estratégia adotada pelo Governo do Piauí para que as ações sejam pensadas a partir do território, do diálogo, da escuta da sociedade civil e da participação social, que tanto a gente prioriza. Todas as demandas do território passam pelo conselho, é discutido com os territórios, então é importante porque você garante a participação social das pessoas que fazem os territórios e acolhe suas demandas”, afirmou a gestora.
Com a eleição do Conselho Territorial da Chapada das Mangabeiras, a SAF fecha um processo que teve início no fim de 2022 de renovação dos 12 conselhos. Os mandatos são de dois anos.
Confira abaixo a lista de municípios contemplados:
Alvorada do Gurguéia;
Avelino Lopes, Bom Jesus;
Barreiras do Piauí;
Cristino Castro;
Corrente;
Cristalândia do Piauí;
Colônia do Gurguéia;
Currais;
Curimatá;
Eliseu Martins;
Gilbués;
Júlio Borges;
Manoel Emídio;
Morro Cabeça no Tempo;
Monte Alegre do Piauí;
Parnaguá;
Palmeira do Piauí;
Redenção do Gurguéia;
Riacho Frio;
Santa Luz;
Santa Filomena;
São Gonçalo do Gurguei;
Sebastião Barros.
Por: Alessandra Fonseca