Sedec discute sobre período chuvoso com Defesa Civil de Teresina e de Timon
Entre as pautas debatidas estão o Sistema de Defesa e Proteção Civil de Teresina, o cenário climático para 2024.Nesta segunda-feira (11), a Diretoria de Prevenção e Mitigação da Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí (SEDEC), realizou uma reunião com o Coordenador Municipal de Defesa Civil de Timon, César Júnior, e o Gerente de Operações da Secretaria Municipal da Defesa Civil (SEMDEF), Marcos Rolf, para discutir alinhamentos do sistema de proteção civil que abrangem a faixa metropolitana de Teresina.
Conforme informações do governo, dentre pautas debatidas estão o Sistema de Defesa e Proteção Civil de Teresina, o cenário climático para 2024 e estratégias de enfrentamento, a plataforma IDAP de alerta e ações de prevenção, monitoramento e sensibilização das comunidades.
Segundo o diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, a importância da reunião é frisar sobre as áreas vulneráveis ao período chuvoso, suscetíveis a situações de alagamentos e inundações, deixando muitas populações fragilizadas.
“A Defesa Civil desenvolveu algumas estratégias para o enfrentamento desse período, principalmente no campo da prevenção e do monitoramento. Assim, o fortalecimento da parceria com a Defesa Civil Municipal de Teresina e de Timon é essencial na formação de um grupo de trabalho para atuação na faixa metropolitana da cidade, trabalhando com alertas regionais e mais assertivos, bem como sensibilizando as comunidades dentro do campo de atuação da Defesa Civil”, explica Werton.
De acordo com o coordenador Municipal de Defesa Civil de Timon, César Júnior, unir forças e integrar as Defesas Civis só tem a somar na prevenção de possíveis ocorrências. “É muito importante estreitarmos os laços entre as instituições e firmarmos essa rede integrada. Isso possibilita prevermos as situações que podem ocorrer na nossa região e transformar isso em alertas de segurança para as comunidades. Assim, todos saem ganhando, se prevenindo e mantendo-se informados”, ressalta.