Hospital Infantil é referência em cirurgias de coluna para crianças no Piauí
O Hospital Infantil Lucídio Portella se tornou referência em cirurgias para tratamento de traumas na coluna em crianças no PiauíO Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP), em Teresina, foi recentemente reconhecido como um centro de referência na realização de cirurgias para o tratamento de traumas na coluna em crianças menores de 16 anos. O serviço especializado começou a funcionar no mês de setembro e já está beneficiando pacientes infantis que necessitam de atendimento cirúrgico de alta complexidade.
Segundo o Governo Estadual, a implantação desse serviço faz parte da expansão da Linha de Cuidado ao Trauma, um projeto da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) que busca reduzir a mortalidade infantil causada por traumas, especialmente aqueles decorrentes de acidentes. O objetivo é proporcionar atendimento especializado e ágil, garantindo que crianças com lesões raquimedulares recebam os cuidados necessários de forma rápida e eficiente.
O primeiro caso atendido pelo novo serviço do HILP foi o de uma criança de 6 anos, vítima de um acidente com motocicleta, que sofreu uma fratura de coluna. De acordo com Samuel Machado, coordenador da Linha de Cuidado ao Trauma da Sesapi, a cirurgia foi realizada para descompressão dos nervos e estabilização da coluna da paciente, procedimento necessário para prevenir danos neurológicos permanentes.