Polícia Militar do Piauí define plano de segurança para o Enem 2024
Em reunião realizada nesta terça-feira (15), a PM definiu que cerca de 400 policiais militares atuarão diretamente na segurança do Enem deste ano.Na manhã desta terça-feira (15), a Polícia Militar do Piauí realizou uma reunião para discutir estratégias de segurança que serão aplicadas durante as provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2024 no Quartel do Comando Geral (QCG). O exame vai ocorrer nos dias 3 e 10 de novembro.
De acordo com o Coronel Jacks Galvão, Chefe do Departamento Geral de Operações (DGO) da PMPI, um Centro Integrado de Segurança será essencial para coordenar as ações em caso de qualquer necessidade urgente durante a aplicação do exame. O espaço funcionará no quartel da polícia.
“Teremos um Centro Integrado de Segurança montado aqui no quartel que vai contar com a parceria de todas as forças de segurança do estado; tais como a PCPI, PF, PRF, além dos Correios. Nós estaremos aqui para realizar qualquer necessidade de urgência ou que eventualmente surja no dia do concurso”, afirmou.
Além disso, cerca de 400 policiais militares atuarão diretamente na segurança do Enem deste ano, que será aplicado em 367 locais em todo o Piauí.
O Coronel Jacks Galvão explicou ainda que esse centro contará com a participação de diversas forças de segurança, como a Polícia Civil do Piauí (PCPI), a Polícia Federal (PF), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e os Correios, responsáveis pelo transporte das provas.
“Nessa reunião definimos o nosso policiamento do Enem 2024, que serão aplicados em dois domingos de novembro deste ano. Nós tivemos aqui no estado mais 125 mil pessoas inscritas para o exame e todo o nosso policiamento está pronto para dar segurança desde a entrega das provas nos locais em que elas serão aplicadas, bem como no entorno, nas avenidas, nas paradas de ônibus, nós estaremos preparados para trazer o máximo de segurança possível aos candidatos. Utilizaremos o policiamento a pé, policiamento com motocicletas, com as viaturas e as demais modalidades da polícia militar estará disponível para que possamos fazer esse grande evento que conta com mais de 4 milhões inscritos. Teremos mais de 400 policiais diretamente envolvidos nessa operação”, reforça Galvão.