Piauí registra mais de 23 mil novas empresas até setembro, aponta Jucepi
Segundo os dados, o setor de comércio continua sendo o principal impulsionador do empreendedorismo local, com 8.820 novas empresas abertas.O ambiente de negócios no Piauí permanece aquecido em 2024, com um aumento no número de empresas abertas no estado, revelado por um levantamento da Junta Comercial do Piauí (Jucepi). Os dados apontam que até setembro deste ano, foram registradas 23.437 novas empresas, representando um crescimento de 2,65% em comparação ao mesmo período de 2023, quando 22.833 negócios foram abertos.
De acordo com a Jucepi, Teresina lidera o ranking, com 11.237 novas empresas registradas, mas outras cidades, como Parnaíba, Picos e Floriano, também se destacam como polos de crescimento econômico, evidenciando o papel do interior no desenvolvimento do estado.
O levantamento destaca que o setor de comércio continua sendo o principal impulsionador do empreendedorismo local, com 8.820 novas empresas abertas. Em seguida, o setor de alojamento e alimentação registrou 1.982 novos negócios, e as atividades de transporte, armazenamento e correio contabilizaram 1.697 novas empresas. Esses números indicam uma diversificação nas atividades econômicas e a adaptação dos empreendedores a diferentes áreas.
O presidente da Jucepi, Alzenir Porto, explicou que o trabalho da Junta Comercial é focado em oferecer um ambiente de negócios mais ágil e seguro. “A Jucepi vem se posicionando não apenas como órgão de licenciamento, mas também como fomentadora da economia, garantindo aos empresários um ambiente mais célere e eficiente”, afirmou.