Piauí Pet Castramóvel já cadastrou quase quatro mil animais
Conforme a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí, foram realizados quatro mil atendimentos veterinários, em dois anos de projeto foram sete edições.O Piauí Pet Castramóvel já cadastrou 3.722 animais, entre cães e gatos, em 2024, durante ações nas cidades de Teresina, Parnaíba, Picos e Piripiri. Além de contribuir para o controle populacional dos pets, o projeto também distribuiu microchips para identificação.
Conforme o balanço divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (Semarh), foram realizados quatro mil atendimentos veterinários, em dois anos de projeto foram sete edições.
O secretário da Semarh, Daniel Oliveira, destacou a importância da castração para evitar doenças e ninhadas indesejadas, fugas e outros problemas de saúde.
“Com o Piauí Pet Castramóvel, estamos promovendo o controle da população animal e combatendo o abandono em todo o estado. A castração previne doenças, aumenta a longevidade dos animais e ajuda a reduzir a quantidade de animais abandonados nas ruas. Em 2 anos, estima-se que cerca de 53 mil nascimentos de animais foram evitados”, afirma o secretário da Semarh, Daniel Oliveira.
De acordo com a secretária, a meta para o próximo ano é ampliar o alcance do projeto para outras cidades do Piauí.