Semarh emite alerta sobre aumento dos rios na Bacia do Parnaíba no Piauí
O alerta é para os dez trechos da bacia do rio Parnaíba, que estão em estado de alerta devido a um aumento de 10% acima da média anual.Nessa quarta-feira (21), a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), através da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos, emitiu um boletim de alerta para alterações nos rios monitorados na Bacia do Parnaíba.
Segundo o boletim, o alerta abrange os dez trechos da bacia do rio Parnaíba, que estão em estado de alerta devido a um aumento de 10% acima da média anual, segundo dados da rede de monitoramento da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), está em cota de atenção.
Além disso, os trechos localizados em diferentes municípios piauienses, incluem, dois trechos no Rio Parnaíba, em Santa Filomena, Trecho no Rio Piauí, em São João do Piauí, Trecho no Rio Itaim, em Santa Cruz do Piauí, Trecho no Rio Itaim, em Oeiras, Trecho no Rio Canindé, em Francisco Ayres, Trechos no Rio Poti, em Prata do Piauí, Trechos no Rio Poti, em Castelo do Piauí, Trecho no Rio Parnaíba, em Miguel Alves, Trecho no Rio Longá, em São José do Divino.
De acordo com a coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Críticos, Sara Cardoso, é necessário que a população se conscientize diante da situação.
"É essencial que tanto a população quanto os órgãos competentes estejam alertas para a possibilidade de enchentes e inundações, a fim de se protegerem de situações extremas relacionadas aos níveis dos rios", conclui.