Parlamento do Futuro: estudantes piauienses são empossados na Alepi
A sessão de posse dos 30 estudantes, eleitos para o projeto Parlamento do Futuro, foi realizada nesta segunda-feira (26), no Plenário Prado Júnior da Assembleia Legislativa do Piauí.Na manhã desta segunda-feira (26), os estudantes da rede pública de ensino, que participam do projeto Parlamento do Futuro, foram empossados como deputados (as) estaduais na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), em sessão realizada no Plenarinho Prado Júnior.
De acordo com o presidente da Alepi, Franzé Silva (PT), são 30 jovens piauienses eleitos que terão uma experiência nos bastidores do legislativo pelo período de três dias. A iniciativa é realizada por meio da Escola do Legislativo, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) e o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Educação (Seduc-PI).
“Eles tomam posse e começam os trabalhos legislativos. O objetivo é levar a juventude a conhecer o trabalho e a força do Parlamento”, afirma o presidente da Alepi, deputado Franzé Silva (PT).
Após a solenidade de diplomação na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE- PI), o jovem, João Vitor Araújo, como o mais velho entre os parlamentares, presidiu a posse e conduziu a eleição da Mesa Diretora, conforme regimento da Casa.
De acordo com o projeto, até a próxima quarta-feira (28), os estudantes vão atuar como deputados, apresentando, discutindo e votando projetos enviados com antecedência.
Eleição para a Mesa Diretora
A eleição para a Mesa Diretora contou com a disputa de duas chapas, uma encabeçada por Marcos Antônio Mota, do Partido dos Direitos Humanos, Equidade e Cidadania (PDHEC), e outra por Luiza Maria, do Partido da Agricultura e Meio Ambiente (PAMA).
Após uma disputa acirrada, os parlamentares votaram e elegeram a chapa 2, com 16 votos favoráveis. A parlamentar Luiza Maria destacou que proporcionar mudanças dentro do parlamento. “Eu pretendo trazer mudanças dentro da composição da mesa diretora e do parlamento como um todo, incluir mais as mulheres dentro da política e buscar transformar o Piauí, e trazer os problemas que os jovens vivem no cotidiano para serem solucionados dentro da Casa Legislativa”, complementa.
De acordo com Franzé Silva, os projetos que forem aprovados pelos estudantes, serão posteriormente encaminhados aos gabinetes dos deputados, onde irão escolher se apresentam as propostas para votação oficial, em caso aprovação, e para uma possível sanção do Governo do Estado.